Aprovação EAC para manômetros e termômetros

Qualquer um que exporta instrumentos de medição ou outras mercadorias técnicas para a Rússia e muitos de seus países vizinhos tem que passar pelo processo de certificação da “Conformidade Euroasian” (EAC). Uma aprovação EAC é similar com o certificado de conformidade CE. Ele é emitido para cada tipo de instrumento.

Rússia, Belarus e Cazaquistão são um mercado significante para fabricantes de instrumentos de medição. Esses três países são também membros fundadores da “Comunidade Econômica Euraisan”, a qual outros membros da “Nação dos Estados Independentes” se juntaram. Para a exportação de instrumentos de medição dentro dessa união aduaneira, uma aprovação EAC é geralmente requisitada. Isso confirma que os instrumentos, conforme os requisitos, estão de acordo com as regulações técnicas dos estados membros. O documento EAC tem, por exemplo, substituir os certificados prévios GOST-R na Rússia. E muitos casos, mais certificados são associados com o documento.

A tabela a seguir da uma visão geral de aprovações e documentos com quais dos manômetros WIKA e termômetros WIKA pode ser entregues para os países mais importantes da EAC e também para os estados mais conectados CIS da Ucrânia e Uzbequistão:

    RússiaEACMetrologia (GOST)Passe de equipamentoCalibração inicial (LCC)
    BelarusEACMetrologia (BelGIM)Passe de equipamento
   CazaquistãoEACMetrologia* (KazInMetr)Passe de equipamento
   UcrâniaMetrologia* (UkrSEPRO)Passe de equipamento
   UzbequistãoMetrologia* (Uzstandard)Passe de equipamento

* incl. calibração inicial

Isso significa, em detalhes:

  • O certificado EAC é ligado a todos os instrumentos de medição projetados para o território da união aduaneira Euroasian e submetido às regulações técnicas (em resumo “TR CU”). Para termômetros mecânicos, no entanto, esse regulamento aplica-se apenas a instrumentos com proteção Ex., todos os demais são fornecidos com um “certificado negativo” WIKA.
  • Um certificado EAC Ex é emitido exclusivamente para manômetros e termômetros analógicos com aprovação ATEX.
  • Cada certificado EAC é acompanhado por um passaporte do equipamento alinhado com a GOST 2.610-2006 e GOST 2.601-2009.
  • Além disso, certificados metrológicos são necessários em muitos casos. Por exemplo, para Cazaquistão, Uzbequistão e Ucrânia, esse certificado também inclui uma calibração inicial.
  • Instrumentos de medição projetados para a Rússia podem ser fornecidos com um certificado inicial de calibração separado (“certificado legal de calibração”). Portanto existe uma certificação individual para cada tipo de instrumento fornecido. Ele contém um número de série e também a data da calibração inicial. Os valores medidos são documentados em um certificado 3.1 de acordo o, EN 10204 com uma lista valores medidos individuais.
  • Todas as informações nos certificados e o passaporte do equipamento devem ser escritos em russo.

Nota
Mais informações sobre o assunto de aprovações de produto podem ser encontradas no site da WIKA.



Deixe uma resposta