laboratório para calibração de pressão

Instrumentos de medição para pressão e temperatura são utilizados em quase todas as áreas da manufatura industrial. Como resultado de constantes solicitações de cargas mecânicas, químicas e térmicas, estes instrumentos envelhecem e podem não garantir a certeza dos valores medidos ao longo do tempo. Porém, através de calibrações periódicas, estas alterações de valores podem ser determinadas e assim, caso necessário, pode-se realizar um ajuste do instrumento.

Além disso, normas e diretrizes prescrevem que os fabricantes devem calibrar seus equipamentos de inspeção que têm influência direta e indireta na qualidade do produto. Esta é uma exigência da norma ISO 9001, entre outras. Para um melhor entendimento, os conceitos de calibração e ajuste serão esclarecidos abaixo.

Na tecnologia de medição, “calibrar” significa determinar os desvios de medição apresentado por um determinado instrumento. Numa calibração não há uma intervenção técnica no instrumento de medição, como por exemplo, ajuste de zero, ajuste do span, configuração de linearidade, etc. Em instrumentos de medição, a calibração estabelece o desvio da medição entre a indicação do instrumento e o que chamamos de valor de referência (estabelecido pelos padrões usados na atividade de calibração). Para medidas materializadas, como por exemplo, a massa, o desvio de medição é determinado através da diferença de medição entre a sua marcação e o valor de referência. Em malhas de medição, determina-se o desvio entre o valor medido do sinal de saída e o valor que este sinal deveria apresentar em uma condição de transferência ideal, através de um valor de referência simulado na entrada da malha de medição.

“Ajuste” significa a configuração ou alinhamento de um instrumento de medição (ou mesmo de uma medida materializada) de forma que os desvios de medição sejam reduzidos até um mínimo ou para que a magnitude dos desvios de medição não excedem os limites de erro especificados. O ajuste, portanto, necessita uma intervenção a qual, na maioria dos casos, permanentemente altera o instrumento de medição ou a medida materializada. Exemplo: reposicionamento do ponteiro ou montagem de um novo mostrador em um instrumento de medição.

Para mais detalhes sobre produtos e serviços relacionados à tecnologia de calibração WIKA, dê uma olhada em nosso site.



2 respostas para
  1. Fábio Quadros de Matos

    Muito bom! Na indústria é bem comum essa confusão com relação aos termos calibração e ajuste. Calibração tem sido usado por muitos como ajuste, zero ou span, ou ambos.


Deixe uma resposta