É possível conectar um indicador digital Ex nA não acendível a um sensor intrinsecamente seguro Ex i em áreas classificadas? Muitas vezes, sinais de sensores de pressão que não possuem um indicador digital embutido para o valor medido estão conectados externamente a indicadores digitais. Estes indicadores digitais habilitam uma indicação do valor medido no local e, assim uma leitura conveniente e imediata, por exemplo, do nível em tanques de armazenamento.


Sensores de pressão para áreas classificadas frequentemente são projetados com o tipo de proteção “intrinsecamente seguro”, uma vez que isso permite intervenções em um circuito elétrico ativo e pouca energia é necessária. Porém, isto também significa que não há energia suficiente disponível para um display de alta potência para o valor medido. Como resultado, indicadores digitais são frequentemente projetados com tipos de proteção que permitam mais corrente e tensão. Frequentemente, indicadores digitais são projetados como “não acendíveis” (Ex nA). Este tipo de proteção também habilita a operação do instrumento de maior consumo de energia em áreas Ex. Porém, Ex nA é limitado para uso em zona 2 – ou seja, em áreas nas quais uma atmosfera explosiva apenas ocorre raramente.

A conexão correta de um indicador digital e barreira

Conexão não permissível de um sensor de pressão Ex i com barreira e indicador digital Ex nA

Conexão não permissível de um sensor de pressão Ex i com barreira e indicador digital Ex nA

Cada sensor Ex i necessita de uma barreira intrinsecamente segura para sua alimentação de energia, para que a ligação seja considerada como segura em conjunto com seus benefícios, como por exemplo, permitindo que trabalhos de manutenção sejam executados a quente.
Leia nosso artigo sobre este assunto aqui: “Barreiras Ex e transmissores de pressão intrinsecamente seguros – um par inesperável”. Indicadores digitais são frequentemente integrados como um elemento passivo, com ou sem uma fonte externa de alimentação, diretamente em sinal de corrente de 4 … 20 mA do sensor. Uma vez que um indicador digital Ex nA não possui as características necessárias para aprovação Ex i, ele não pode ser utilizado em uma “Prova de segurança intrínseca”. Desta forma, um indicador Ex nA não pode ser conectado diretamente a um circuito Ex i.

Conexão correta de um sensor de pressão Ex i com barreira e indicador digital Ex nA

Conexão correta de um sensor de pressão Ex i com barreira e indicador digital Ex nA

Porém, existe uma maneira de conectar um indicador digital com um sensor de pressão Ex i em zona 2. O pré-requisito é que a barreira intrinsecamente segura também possua uma aprovação Ex nA e seja instalada em zona 2.

 

 

 

 

 

Observação
Caso que você necessita ajuda para selecionar a solução adequada para seu requisito de medição de pressão, será um prazer em ajudá-lo.



Kommentar verfassen