pressão absoluta

Frequentemente na medição de pressão surge a pergunta sobre a diferença entre pressão absoluta e pressão manométrica.

De puro aspecto teórico, a pergunta pode ser respondida facilmente: a pressão manométrica (também conhecida como relativa) é a diferença entre a pressão ambiente (atmosférica) e a pressão medida. Porém, esta pressão altera quando submetida às influências de clima e altitude do nível do mar.

Por outro lado, uma medição da pressão absoluta mede a diferença do vácuo ideal ou absoluto. E por isso, esta medição é independente de clima ou altitude.

Na prática, a diferença entre a pressão absoluta e manométrica é:

Na maioria dos casos, o exercício de medição é a determinação da pressão manométrica. Por isso, este tipo de sensor é amplamente utilizado. Porém, se um sensor de pressão manométrica é utilizado numa aplicação cuja necessidade é de medição de pressão absoluta, os seguintes erros adicionais podem ser encontrados:

  • +/- 30 mbar causados pelas mudanças de clima
  • Até 200 mbar quando alterado o local (por exemplo, do nível do mar até 2.000 m)

Dependendo da faixa de medição, estes erros podem ser substanciais (por exemplo, em aplicações pneumáticas na faixa de medição de 1 bar) ou insignificantes (em aplicações hidráulicas a 400 bar).

Se você está incerto se sua atividade de medição e necessita de uma medição de pressão absoluta ou pressão manométrica/relativa, entre em contato com a WIKA, estamos dispostos a ajuda-lo.



2 respostas para
  1. Romario

    qual devo utilizar para medir pressão de vapor de uma caldeira

    • Thaís Mota

      Olá Sr. Romario,
      Para podermos te ajudar na seleção do produto mais para a sua aplicação, peço que entre em contato com um de nossos vendedores por meio do telefone 15 3459-9700 ou envie um e-mail descrevendo melhor o seu processo para marketing@wika.com.br.
      Você já está inscrito para receber por e-mail nossos artigos? Caso não esteja, não perca tempo e registre seu e-mail neste link para não perder nenhum artigo.


Deixe uma resposta