Sondas de nível ganham cada vez mais popularidade na medição contínua de nível devido sua fácil aplicação, instalação e comissionamento rápido. Porém, como funciona a medição de nível hidrostática, o que significa pressão hidrostática e como é possível uma medição confiável de nível utilizando este princípio de medição?

Sensores de nível baseados na medição de pressão hidrostática geralmente medem a altura de nível ou enchimento em um tanque conforme o seguinte princípio: um líquido gera, através sua gravidade específica e da força da gravidade, uma força peso que aumenta proporcionalmente conforme a altura de enchimento. Esta força peso é chamada coluna de líquido.

Assim, quando escolhemos uma sonda de nível, como por exemplo a sonda de nível modelo LH-20, este sensor mede a força peso dependendo da sua coluna de líquido como pressão hidrostática. Através da medição da pressão hidrostática e da densidade do produto, é possível calcular a altura de enchimento do vaso.

A medição de nível hidrostática já é utilizada há vários anos e possui grande popularidade, representando aproximadamente 40 % de participação de mercado (Fonte: What’s driving the process level measurement & inventory tank gauging markets, 2011 by VDC Research Group, Inc.), sendo de longe a forma mais frequente da medição eletrônica de nível. Sobretudo, ela é notável por sua alta confiabilidade e seu baixo custo de instalação, sendo assim considerada especialmente fácil e robusta por seus usuários.

Visite nossa página “Medição de nível” para mais informações sobre outros sistemas e instrumentos para medição de nível.


Verifique também nossa plataforma sobre a medição de nível através da pressão hidrostática (em inglês).
pi_hydrostatic_level_measurement_small_54342


Deixe uma resposta