Quando medimos a pressão de fluidos em sistemas de tubulações, frequentemente lidamos com sensores de pressão danificados por causa de picos de sobrepressão além da pressão nominal do sistema. Essa informação é demonstrada durante a análise dos equipamentos danificados em laboratório.

O usuário, que é então informado pelo fabricante do sensor de pressão sobre as causas dos danos, normalmente não consegue explicar o motivo de a pressão da linha ser muitas vezes maior do que a pressão nominal do sistema.

Muitas vezes, esses picos de alta pressão são causadas por uma variação de pressão conhecida como ‘golpe de aríete’.

Golpe de aríete é um aumento da pressão que ocorre em fluidos ao quando se abre, e, sobretudo, quando se fecham as válvulas do sistema. O aumento de pressão pode atingir centenas de bar em casos extremos, dependendo do diâmetro de tubo e velocidade do fechamento da válvula. Desta maneira, o golpe de aríete também gera danos à tubulação, bombas e válvulas.

Sensores de pressão normalmente oferecem proteção contra sobrepressão de duas a quatro vezes maior que a pressão nominal (o que significa que podem ser utilizados sem danos permanentes). Para suportar picos de pressão em líquidos, um sensor de 300 bar poderia ser utilizado em um sistema de água doméstica com 3 bar para suportar todos os extremos. Em contrapartida, isto pode resultar em grande incerteza de medição.

Visando minimizar este problema, hoje muitos fabricantes de sensores de pressão oferecem amortecedores de pulsação que atuam como válvulas de sobrepressão. Picos de pressão muito rápidos que podem ocorrer com baixas velocidades de fechamento da válvula podem não ser interceptados devido à inércia do sistema mecânico do amortecedor de pulsação.

Outra maneira de proteger sensores de pressão e manômetros contra picos de pressão é restringir o canal de pressão de acesso ao diafragma. Assim, a redução do canal de pressão até menos de 1 mm de diâmetro irá abrandar rápidos e fortes picos de pressão, protegendo o sensor de possíveis danos.

Se você precisar de ajuda para escolher a solução adequada para seu processo de medição de pressão, temperatura, nível ou vazão, entre em contato com nossos especialistas.



Kommentar verfassen