Em Agosto de 2017 a WIKA do Brasil produziu dois novos instrumentos: o Tubo Venturi e o Retificador de Fluxo de 20 polegadas.

Tubo Venturi

Tubos Venturi tradicionais são elementos para medição de vazão através da pressão diferencial os quais correspondem às normas ISO 5167-4 & ASME MFC-3M em relação às dimensões geométricas, acabamento de superfície e condições de instalação.
O tubo Venturi é composto de um bocal gradualmente decrescente, no qual o fluido na tubulação é acelerado, seguido por uma secção difusora gradualmente crescente. A secção difusora permite que o fluido praticamente recupere sua pressão original.
A principal vantagem de um tubo Venturi sobre outros instrumentos de medição de vazão por pressão diferencial é a alta recuperação de pressão e os requisitos curtos de comprimentos para trechos retos à montante e à jusante.
Devido ao fato de a maior parte da pressão de saída ser recuperada, ele é particularmente adequado para medições de vazão em sistemas com baixa pressão diferencial. Graças à baixa perda de carga, os custos de bombeamento do fluido podem ser reduzidos.

Tubo Venturi em processo de fabricação

Esse instrumento versátil era previamente importado, o que poderia levar 75 dias para o recebimento do mesmo. Com a fabricação nacional, o tempo de entrega para o cliente pode ser otimizado em cerca de 40 %. Feito de aço inoxidável AISI 316 L e usinado cuidadosamente por profissionais competentes, o tubo Venturi é uma excelente opção para o seu processo; agora com a vantagem de custo reduzido devido a nacionalização.

Retificador de fluxo

Os retificadores de fluxo são utilizados para linearizar o fluxo na tubulação, evitando a rotação do fluido dentro da tubulação e diminuindo assim o comprimento do trecho reto necessário. Para aplicações comuns utilizamos o aço inoxidável AISI (304 / 316). Para aplicações severas de corrosão ou compatibilidade com o fluido podem exigir materiais mais nobres como o inconel, duplex e super duplex.
Esse instrumento é aplicável para medição de vazão de líquidos, gases e vapores; possui ampla gama de diâmetros, modelos e materiais disponíveis e são confeccionados conforme as normas (AGA 3, AGA 7, AGA 9, ISO 5167-2, API MPMS Chapter 5.3 e API MPMS Chapter 5.8).

Retificador de fluxo schedule de 20″ (esquerda) e de 14″ (direita)

O range de tamanhos antes fabricados na WIKA do Brasil eram de 2” a 10”. Agora pela primeira vez o instrumento foi fabricado com 20 polegadas para uma aplicação na indústria de biogás. O prazo de entrega desse item é cerca de 20 dias.

Para que esses instrumentos de medição de vazão fossem fabricados de maneira precisa e com alta qualidade houve a colaboração do Especialista de Produto Rafael Ibelli, do Gerente de Produção Renato Mana, do Encarregado de Usinagem Ezequias Fávaro, do Analista de Planejamento e Produção Clayton Souza do Supervisor de Fabricação Cristiano Oliveira, dos colaboradores Arthur Ribeiro, Regimarcos Colombo, Wilame Ramos e Michel Nikolof de Freitas e do menor aprendiz César Souza.

Nota:
Saiba mais sobre nossos produtos para medição de vazão no nosso site.



Deixe uma resposta