cogeração termoelétrica

O range de cogeração termoelétrica é bem amplo, assim como a variedade de plantas desta área. A distinção é feita através da saída de geração de energia/calor e pela fonte de energia usada entre um e outro. Para todas as plantas de cogeração termoelétrica, um grande número de parâmetros físicos são medidos, avaliados e monitorados para garantir a vida de serviço mais longa possível. Este artigo oferece informações sobre quais instrumentos e princípios de medição podem ser alcançados com isso.

Plantas de cogeração termoelétrica – geradores de energia amigáveis ao meio ambiente

Em contraste com a caldeira tradicional ou caldeira de condensação, a planta de cogeração termoelétrica gera eletricidade e calor. Sendo assim, essas plantas tem uma contribuição importante para a geração de energia amigável ao meio ambiente.

Amplo range de aplicações

As possibilidades de aplicação versátil, desde locais habitados individualmente ou até uma comunidade, através de instalações industriais e comerciais, instalações públicas, até grandes instalações de calor distritais / locais e também plantas de biogás, exigem o uso de instrumentos de medição diferentes. Os principais fatores são: funcionalidade, qualidade, longa vida útil, disponibilidade rápida e serviços. A relação preço / performance desempenha um papel especial em qualquer sistema – grande ou pequeno.

Os mensurandos físicos

Plantas nano de 1 kWel, micro e mini plantas de 2,5 a 15-50 kWel e também grandes plantas até 4.500 kWel precisam de instrumentos de medição adequados para geração de energia de alta eficiência e ambiente. A pressão, a temperatura e o nível dos mensurandos são dominantes. A fonte de energia deve ser considerada ao selecionar os instrumentos. O número de pontos de marcação na ilustração esquemática de uma planta de cogeração termoelétrica deixa claro: há muito para monitorar para garantir a maior vida útil possível.

Ilustração esquemática de uma planta de cogeração termoelétrica incluindo pontos de medição

Ilustração esquemática de uma planta de cogeração termoelétrica incluindo pontos de medição

 

Tarefas de monitoramento e controle

Os instrumentos de medição utilizados cumprem tarefas importantes de monitoramento e controle e geralmente são instrumentos de medição eletrônicos. Eles também permitem monitoramento remoto.

Para medir a temperatura, as sondas de inserção e contato são instaladas, combinadas com o design e o espaço disponível. No trocador de calor, nos circuitos de aquecimento e esfriamento e também para medir a temperatura do óleo do motor, são utilizados os elementos de medição Pt100, Pt1000, KTY e NTC. Com grandes plantas, as temperaturas no tubo de escape e na cabeça do cilindro são monitoradas usando termopares. Isso permite que sejam feitas conclusões sobre a efetividade do motor.

Pressostatos e sensores de pressão são utilizados para controlar a pressão do óleo e a pressão no circuito de água de resfriamento. Ao mesmo tempo eles também desempenham uma função de segurança. Se houver qualquer desvio entre o valor ajustado e o valor atual, dependendo do conceito, um sinal é disparado ou o motor se desliga.

Para monitorar o nível de óleo, dependendo do tamanho do sistema, estão instalados entre uma e três chaves de nível. Particularmente em motores grandes, as vibrações às vezes muito fortes representam um desafio para a tecnologia de medição. O uso de chaves de nível optoeletrônicas que toleram altas temperaturas e que não são prejudicadas, mesmo por fortes choques, é, portanto, ideal. A chave de nível respectiva nível monitora o nível de óleo em um reservatório e sinaliza quando o nível de óleo cai muito baixo.

Conclusão

O grande número de pontos de medição e as diversas tarefas de medição requerem uma cooperação entre o fabricante da planta de cogeração termoelétrica e o fabricante da tecnologia de medição. Portanto, vale a pena – tecnicamente e economicamente – escolher um fornecedor que ofereça tudo de uma única fonte.

Nota
A WIKA oferece uma ampla seleção de instrumentos confiáveis para medição de pressão, temperatura e nível. Você pode encontrar produtos selecionados para cogeração termoelétrica no site da WIKA na sessão cogeração termoelétrica. Você precisa de ajuda para escolher seus instrumentos para cogeração termoelétrica? Sua pessoa de contato terá o prazer de ajudá-lo.



Deixe uma resposta