Atualmente com o avanço da automação nos processos de manufatura observamos uma transformação na tecnologia que é aplicada nos dispositivos lineares tomando o lugar de acionamentos pneumáticos e hidráulicos. Quando não é possível medir a pressão, a WIKA conta com outra solução: medição de força.

Cilindros hidráulicos ou pneumáticos estão sendo amplamente substituídos pela tecnologia de sensores de processo. No entanto, é necessário implementar a medição de força usando transdutores de força / sensores de força. A medição de força através da medição de pressão em um dispositivo hidráulico ou pneumático não é possível. Um exemplo típico disso são os dispositivos lineares.

Medição de força: contexto atual

Um dispositivo linear é um sistema de acionamento que leva a um movimento de translação. Os elementos da máquina ou partes do sistema são acelerados em uma linha reta. Faz todo sentido aplicar a medição de força em tais inversores, em paralelo com a tecnologia de medição emergente: Dispositivos de acionamento hidráulicos e pneumáticos estão sendo substituídos por uma combinação de motor elétrico com unidades axiais mecânicas. Estes modernos sistemas de acionamento são simplificados através de sistemas modulares, mas podem, no entanto, se adaptar às aplicações de cada clientes, de forma simples e prática. Eles também apresentam um alto nível de versatilidade. No entanto, a medição de pressão não é mais realizada aqui.

Medição de força: vantagens

Esse avanço tecnológico oferece a oportunidade perfeita para medir forças diretamente no processo. A medição de força pode ser usada com praticamente qualquer acionamento linear. Para a medição exata das forças, não importa onde, dentro do fluxo de força, o transdutor de força esteja integrado. Ela pode estar diretamente no motor, no atuador ou no ponto de aplicação da força. A força pode ser medida de forma confiável em qualquer ponto do fluxo de força.

Células de carga (ou transdutores de força) F2301 são adequados para medição de força em dispositivos lineares

Células de carga (ou transdutores de força) F2301 são adequados para medição de força em dispositivos lineares

Medição de força: soluções WIKA

Para a medição da força, são utilizados sensores “thin-film” desenvolvidos e fabricados em escala pela WIKA, que são soldados nos tubos de medição das células de carga (ou transdutores de força). Esta é também uma das razões pelas quais a linha Tecsis, especializada em medição de força dentro do grupo WIKA, é reconhecida por soluções inovadoras de qualidade em metrologia e tecnologia de sensores. Com as diferentes soluções de transdutores de força padronizadas e até os transdutores de força de compressão e de tensão miniatura, qualquer solução pode ser desenvolvida para a maioria das aplicações. Isso pode envolver o controle de forças em prensas de eixo acionadas eletricamente ou no monitoramento da proteção de sobrecarga em cilindros de elevação. Os braços mecânicos dos robôs de aperto e fixação, bem como, prensas e pinças de soldagem também podem ser medidos. Com a aplicação bem-sucedida do projeto “Clean Sky 2” da UE, os sensores também atendem aos requisitos de segurança extremamente altos do setor de aviação.

Nota
Nosso portfólio, nosso padrão de qualidade, nossos locais de produção: Você pode encontrar mais informações detalhadas sobre medição de força no site da WIKA.



Deixe uma resposta