É um número no despertador que me diz quando devo me levantar, por exemplo, hoje, uma quinta-feira perfeitamente comum. A semana já está bem avançada e estou cansada. Mas nada disso muda o fato daquele pequeno numeral me fazer levantar e começar o dia.
Bem, então, as pernas para fora da cama e eu me arrasto para o banheiro. Lavo meu rosto com água e vejo um numeral com meu olho interno – o medidor de água está funcionando. Me refresco e me seco e imediatamente encontro o próximo numeral. O termômetro me diz que eu deveria usar uma jaqueta hoje, assim que sair de casa.
Quando chego ao carro, vejo o numeral seguinte. Minha chegada ao trabalho será adiada por alguns minutos, porque eu preciso encher o tanque de combustível no caminho. Assim que chego ao posto de gasolina, posso verificar outro numeral, o que indica as pressões dos meus pneus. Além disso, enquanto meu tanque de combustível está sendo lentamente enchido, pergunto-me se alguém se deu ao trabalho de verificar a bomba de combustível. Por que não? É normal que um funcionário da autoridade de calibração verifique regularmente a exatidão de tudo. Em muitas outras áreas também, podemos depender do fato de que tudo está sendo medido com precisão.
Meu caminho estendido para o trabalho me faz passar por um grande canteiro de obras. Que máquinas lindas! Mais uma vez com esse meu olho interno – especialmente com os guindastes – consigo ver tantos numerais: o peso levantado será monitorado e os ângulos serão medidos. Ao aproximar-se dos limites das linhas de inclinação, até mesmo as forças de impulso e suporte tornam-se interessantes. Se eu tivesse tempo, ficaria na grade como uma menininha e simplesmente olharia para tudo.
Então, finalmente, eu chego à companhia e uma quinta-feira perfeitamente normal segue seu curso regular. Como sempre, os numerais estão em ação aqui. Aqueles que acabam co-determinando nossas vidas. Não importa o que façamos e para onde possamos ir, as medições são onipresentes. Assim que você começa a pensar sobre isso, a lista continua ficando mais longa. Eu vejo o mundo em numerais porque nós aqui na WIKA dividimos as coisas do cotidiano em numerais. Podemos construir balanças com células de carga e podemos estabelecer a temperatura com sensores de medição. Podemos medir a pressão de três maneiras diferentes. Podemos medir taxas de fluxo e níveis. Podemos medir forças de tensão e compressão e podemos calcular ângulos. Podemos tornar sistemas inteiros seguros monitorando valores medidos. Quem conhece metrologia vê o mundo através de olhos diferentes. Com você também é assim?
Nota
Mais informações sobre instrumentos de medição podem ser encontradas no site da WIKA.