A calibração de instrumentos de medição em campo geralmente é demorada e de alto custo. Especialmente quando muitas variáveis devem ser calibradas. Um exemplo disso é o skid de medição, um sistema para a medição de transferência de custódia da quantidade de gás natural transferido. Uma grande empresa da Arábia Saudita simplificou significativamente o processo de testes neste momento: com o calibrador multifuncional CPH8000-P1 da WIKA, um “laboratório de calibração em suas mãos”.
O coração de um skid de medição é o computador de vazão. Ele processa as informações de todos os instrumentos de medição e calcula a quantidade exata de gás natural que flui para o cliente. O gás natural é compressível, portanto, o monitoramento da pressão e da temperatura durante a transferência de gás desempenha um papel crucial.
A verificação é a lei
Como mesmo pequenos erros de medição podem causar perdas perceptíveis no faturamento, os instrumentos de medição devem ser calibrados regularmente. Isso geralmente é feito nas instalações. Cada calibração no local também deve ser verificada de acordo com os regulamentos. Isso significa provar a repetibilidade consistente dos resultados do teste e a rastreabilidade às referências atribuídas. Além disso, os regulamentos exigem que o equipamento de teste seja aprovado para uso em áreas classificadas.
Tendo em vista todos os requisitos, o pessoal da área de calibração normalmente tem que lançar mão de diversos tipos de instrumentos para cumprir adequadamente suas tarefas. Além dos calibradores de pressão e temperatura, isso incluiu uma bomba pneumática para a pressão de teste, um comunicador HART® e um decodificador de resistência. Assim, a calibração em campo custa tempo e esforço.
Quatro canais de medição
A empresa de gás natural na Arábia Saudita reduziu esse esforço de uma só vez com o calibrador multifuncional portátil CPH8000-P1 da WIKA. O instrumento montado nesta “caixa” calibra instrumentos de medição de pressão, bem como termômetros de resistência e termopares. A pressão de teste é gerada com uma bomba integrada. O CPH8000-P1 possui quatro canais de medição. Assim, pode realizar e exibir até quatro medições simultaneamente. A versão aprovada pela ATEX também fornece sem perigo, uma tensão (DC 24 V) para alimentação dos itens de teste e sensores de referência, podendo desta forma ser usado na área classificada do “skid” de medição.
Documentação sem problemas
Durante o procedimento de teste, o CPH8000-P1 − através de seu módulo HART® integrado − se comunica diretamente com os instrumentos de medição, que também são compatíveis com HART®. Seu poderoso registrador de dados e a grande capacidade de memória suportam o usuário na documentação subsequente da calibração no local (em campo). A unidade fornece todas as informações relevantes para verificação.
Obs.:
Informações detalhadas sobre os calibradores multifuncionais modelo CPH8000 estão disponíveis no site da WIKA. Cada instrumento tem um design modular e, portanto, pode ser especificado para a respectiva gama de aplicações. Se você tiver mais alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.