O monitoramento de pressão em tanques móveis é uma tarefa importante de medição na indústria farmacêutica. Entre outras coisas, ele permite que os usuários verifiquem se os recipientes estão estanques a vazamento durante o transporte. No caso de princípios ativos, isso é uma necessidade absoluta.

Ingredientes farmacêuticos ativos são produtos de alto valor. As empresas farmacêuticas fazem tudo o que podem para evitar qualquer perda. Isso também se aplica ao trajeto entre as várias estações de fabricação desses “ingredientes farmacêuticos ativos” (APIs) e seu subsequente processamento. O transporte é realizado utilizando tanques móveis. Para proteger o conteúdo valioso, o espaço vazio restante nos recipientes é preenchido com gás inerte.

Queda da pressão no tanque móvel é um indício de vazamento

O monitoramento da pressão em tanques móveis durante o transporte estende-se a esta região. A pressão nela deve ser constante. No entanto, se a pressão cair, isso é um indício de vazamento, por exemplo, em uma válvula ou vedação. Ingredientes ativos podem escapar ou se contaminar por meio desse vazamento. Se a pressão correspondente for indicada, os usuários podem reagir imediatamente para evitar grandes danos econômicos ou um possível perigo ao meio ambiente devido ao vazamento de fluido.

Qual instrumentação é recomendada para o monitoramento de pressão em tanques móveis? Manômetros analógicos são geralmente utilizados para essa tarefa. Eles funcionam de forma puramente mecânica e não requerem nenhuma energia externa para medir e indicar a pressão. Portanto, o usuário sempre recebe um valor medido confiável. No entanto, os instrumentos devem ser projetados para atender à tarefa.

Manômetros com diafragma para uma faixa ampla de aplicações e altos requisitos

Os manômetros com diafragma modelo PG43SA-D (esquerda) e PG43SA-C possuem design higiênico e também são autoclaváveis.

de segurança

Uma ampla faixa de aplicações pode ser coberta com dois manômetros com diafragma da série PG43SA da WIKA. A principal vantagem dos manômetros com diafragma, além da alta segurança contra sobrecarga, é a operação “seca” da célula de medição, que não representa risco de contaminação do meio. Além disso, os instrumentos PG43SA possuem um design higiênico com um elemento diafragma faceado ao processo. São adequados para processos de limpeza CIP/SIP e também são autoclaváveis.

 

Monitoramento integrado do elemento diafragma

A WIKA desenvolveu o modelo PG43SA-D para requisitos de segurança particularmente elevados. O instrumento possui um monitor do elemento diafragma integrado com indicador vermelho/branco. Caso o elemento de medição robusto se rompa, como resultado de um meio particularmente agressivo, o usuário recebe imediatamente uma indicação (vermelha) do dano. Uma segunda barreira no instrumento mantém o manômetro vedado até que o dano seja reparado.

O modelo PG43SA-C é adequado para tanques pequenos com capacidade de até 20 litros. Com este instrumento compacto, a conexão ao processo é integrada na caixa para economia de espaço. Devido ao seu design patenteado, o manômetro também é ideal para recipientes onde nenhum instrumento pode se projetar, evitando assim o risco de ser arrancado.

O manômetro digital de precisão modelo CPG1500 com selo diafragma higiênico acoplado é recomendado devido à sua alta exatidão e a um poderoso registrador de dados.

Monitoramento de pressão altamente preciso para tanques móveis com documentação completa

No entanto, se o foco da tarefa de medição for a precisão e/ou houver necessidade de documentação para transporte, um sistema de selo de diafragma com o manômetro digital de precisão modelo CPG1500 e uma conexão de processo higiênica é a primeira escolha.

O manômetro mede com uma exatidão de até 0,1% da faixa de pressão. Ele também possui um registrador de dados de alto desempenho que permite informações completas sobre o perfil de pressão. As informações também podem ser lidas via Bluetooth® e arquivadas para revisão posterior pelas autoridades responsáveis.

Resistente a choques e vibração

O design mecânico do CPG1500 também permite que ele seja utilizado em aplicações críticas. Ele possui relativamente poucos componentes mecânicos e, portanto, é muito resistente a vibrações e choques, o que é particularmente vantajoso no transporte por empilhadeira, caminhão ou avião. Em aplicações com ingredientes ou agentes de limpeza altamente agressivos, as partes molhadas do selo diafragma acoplado ao manômetro também pode ser feito de materiais especiais, como Hastelloy®.

Nota

Para obter informações detalhadas sobre os manômetros com diafragma PG43SA-C e PG43SA-D, bem como o manômetro digital de precisão CPG1500, visite o site da WIKA. Lá você também encontrará uma visão geral de outras soluções de medição para o setor farmacêutico e de biotecnologia, bem como o folheto “Aplicações sanitárias” para download. Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.

 



Deixe uma resposta