Há sempre muita coisa acontecendo em um porto como Antuérpia. Os navios chegam, são descarregados e carregados, e partem novamente, isso 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Tudo o mais rápido possível, porque tempo é dinheiro. No porto de Antuérpia, em 2018, foi alcançada uma taxa de transferência de contêineres de 11,1 bilhões de euros. Foram contabilizadas 14.595 ligações de navios e movimentadas 235 milhões de toneladas de mercadorias. E ainda o mais importante, que tudo corra bem. Uma importante contribuição para isso é feita pela proteção contra sobrecarga ELMS1.
No meio da área metropolitana
O ponto interessante sobre o porto de Antuérpia não é apenas que ele é o segundo maior da Europa (depois de Roterdã), mas que, como uma doca úmida, está localizado no interior. Por exemplo, grandes navios pesando mais de 100.000 toneladas podem navegar até a foz do rio Scheldt. Portanto, as mercadorias não precisam ser transportadas por trem (apenas 6% no tráfego de contêineres) ou rodoviário (56%). Além disso, Antuérpia está centralmente localizada: a menos de 250 km, encontram-se cinco capitais europeias e também a região metropolitana de Rhine-Ruhr.
O caso de todos os casos
Mas o que aconteceria se um contêiner estivesse tão preso com os outros contêineres e com o navio que ele simplesmente não pudesse ser afrouxado? E ao mesmo tempo, se o nível estivesse caindo devido à maré. Se o espalhador do guindaste estivesse travado e firmemente conectado ao contêiner, enquanto o navio estivesse caindo três, cinco ou até dez metros em frações de segundo e as toneladas de peso penduradas no guindaste de carregamento. Agora é a decisão, o que é mais forte gravidade ou guindaste?
A previsão é melhor do que a retrospectiva
Para evitar esse cenário, devem ser tomadas as devidas precauções. Para a segurança de pessoas e máquinas, qualquer sobrecarga deve ser detectada com segurança. Se, por exemplo, um contêiner ficar preso e, como resultado, as forças atuantes excederem certos limites, os componentes eletrônicos de segurança ELMS1 desligam e soltam o cabo em milissegundos. A caixa reversa também pode ser detectada, a detecção de corda solta também está integrada no ELMS1. Estatisticamente, esses casos sempre ocorrerão e devem ser protegidos, mesmo que ninguém saiba se ou quando ocorrerão!
Controle de segurança certificado para sistemas de elevação
Não é apenas nos portos que os guindastes geralmente movem cargas pesadas. Para que ninguém se machuque nas proximidades da máquina, o controle do guindaste deve funcionar com segurança e sem erros. A diretiva de máquinas (2006/42 / EC) regula os requisitos dos sistemas de controle de segurança para uso na prática, como controle de sobrecarga ou comutação de parada de emergência. A WIKA desenvolveu a primeira solução de sistema para proteção contra sobrecarga em sistemas de guindastes certificados na Alemanha. Como resultado, o operador portuário tem a grande vantagem de não precisar solicitar componentes individuais, montá-los e, acima de tudo, aprová-los, mas pode obter tudo de uma única fonte.
O ELMS1 protege os guindastes de maneira amigável
A proteção contra sobrecarga ELMS1 consiste em até oito transdutores de força redundantes, um controle central e o software do usuário associado. Tudo “feito na Alemanha”. Além disso, oferece parametrização baseada em software e é certificado de acordo com a DIN EN ISO 13849 com PL d. A proteção de sobrecarga ELMS1 elimina a certificação individual demorada do dispositivo de corte de sobrecarga. Além disso, é ideal para retromontar; portanto, onde os guindastes não são recém-construídos, mas precisam apenas de atualização. O guindaste existente será equipado com transdutores de força, além do ELMS1 e, posteriormente, atenderá aos requisitos de segurança.
O único “modo duplo com guincho duplo” certificado do mundo
Mas qual seria a utilidade de todos esses benefícios se cada contêiner precisasse ser carregado individualmente? É aí que a proteção contra sobrecarga ELMS1 vai ainda mais longe: é o primeiro sistema de guincho duplo aprovado pela DGUV (o módulo central é certificado de acordo com a norma DIN EN 13849-1: 2016-06 categoria 4 PL e). O sistema pode ser expandido com até oito eixos e, em seguida, atinge PL d. Para sistemas de guincho duplo, isso faz da WIKA a única empresa em todo o mundo. No “modo com guincho duplo”, quatro contêineres podem ser levantados simultaneamente. Durante o comissionamento do sistema de guindaste, o ELMS1 permite o balanceamento automático da carga total de até oito transdutores de força segurança diferentes, o que economiza muito tempo e dinheiro durante a instalação.
Campos de aplicação para a proteção contra sobrecarga ELMS1
A proteção contra sobrecarga ELMS1 é adequada para instalação em sistemas existentes para guindastes que não correm risco de tombar. O controle de segurança pode ser facilmente integrado a uma arquitetura de controle de nível superior através de várias saídas, com sistemas fieldbus disponíveis para integração no sistema. O controle de segurança permite o desligamento em caso de sobrecarga e alerta sobre os limites de comutação. O controle é usado em guindastes portuários, guindastes de navios e offshore, mas também em vários outros sistemas de elevação (industriais).
Conclusão: Segurança em primeiro lugar
Não importa se são guindastes navio-terra, RTGs, guindastes de pórtico, pontes rolantes, quando as cargas são levantadas, o mais importante é estar do lado seguro. Por um lado, para proteger as máquinas, por outro lado, e acima de tudo, para proteger as pessoas na área. A proteção contra sobrecarga ELMS1 é a escolha certa para isso. Certificado. Garantido!
Nota
Mais informações sobre a proteção contra sobrecarga ELMS1 podem ser encontradas no site da WIKA.
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