Calibrate tapered thread gauges

Basicamente, em instrumentos de medição de comprimento, há uma diferença na medição de equipamentos de teste e calibradores.

Calibradores são padrões geométricos corporificados, e que estabelecem os limites máximos e mínimos das dimensões que se deseja comparar. Possuem diversos formatos, podendo ser inclusive especiais, dependendo de sua aplicação, em geral as medidas de roscas, furos ou eixos, os calibradores podem ainda ser fixos (medição de peças com uma mesma dimensão, onde encontramos os calibradores tipos também e anel), ou ainda, ajustáveis (para medir diferentes dimensões).

A construção dos calibradores, normalmente é em Aço Carbono, com as faces de contato temperadas e retificadas, pois estas estão em frequente contato com materiais metálicos, e por isso necessitam de uma boa resistência à abrasão, por exemplo.

Os calibradores são largamente empregados na indústria metal-mecânica. Na fabricação de peças sujeitas a ajuste, onde as respectivas dimensões têm suas tolerâncias de fabricação definidas por projeto previamente aprovado. Para executar o controle de qualidade destas peças de forma ágil e precisa, são adotados os calibradores do tipo passa/não-passa. Além disso os calibradores podem ser uma solução econômica, devido à sua facilidade de aplicação e um preço relativamente acessível.

Na WIKA utilizamos os calibradores de rosca para verificar as conexões ao processo dos instrumentos fabricados internamente em nossos sites, assim como, para controle da qualidade de instrumentos ou componentes fornecidos para a WIKA.

Dentro do grupo dos calibradores, podemos encontrar os calibradores de roscas cônicas, que pode ser um calibrador tipo Anel ou tipo Tampão, e estes podem ser vistos como um caso à parte, devido à suas particularidades.

Os calibradores de rosca cônicas, assim como outros calibradores de rosca, possuem formas e dimensões padronizadas por normas, para controlar a qualidade das roscas abertas em conexões, tubos, válvulas, etc, os calibradores de roscas cônicas especificamente controlam a qualidade dessas roscas quando destinadas a garantir a estanqueidade de um sistema. Um calibrador de anel rosca cônica pode conter três estágios.

Basicamente para calibradores anéis de rosca cônicos para que o instrumento ou componente sob teste esteja dentro de sua tolerância, este deve chegar ao primeiro estágio (caso contrário, o segmento é muito grande) e não deve exceder ao último estágio. O estágio médio representa a medida ideal dentro deste contexto.
No passado, a calibração dos calibradores de referência com um “mandril padrão” apenas indicava se a rosca ainda caberia ou não. E por isso não havia a possibilidade de obter informações precisas para um estudo sobre as relações do diâmetro do passo e, portanto, nenhuma conclusão sobre o desenvolvimento do desgaste do calibrador era possível

Para garantir a qualidade dos produtos fabricados, algumas normas, como a ISO9001 por exemplo, têm aumentado a exigência dentro de seus requisitos referentes ao controle e calibração de equipamentos de Medição e Ensaio, e com isso o controle do diâmetro do passo, e o desgastes dos calibradores se torna fundamental. Uma calibração associada a isso significa que as dimensões reais do diâmetro de passo devem ser determinadas. E para a calibração de um calibrador de rosca cônica, isso requer um método auxiliado por máquina.

Realização de calibração de calibradores de Rosca na WIKA

Na WIKA DO BRASIL, somos acreditados, dentre outros serviços à calibração de Calibradores Anel Liso (cilíndricos ou cônicos) ou Tampão (cilíndricos ou cônicos),
Em nossa Matriz, em Klingenberg, com a finalidade de ser capaz de calibrar os próprios calibradores de roscas cônicas, e o de nossos clientes, dentro de nosso laboratório de calibração, independente do fabricante, um comparador Abbe, desenvolvido pela Carl Zeiss Jena, é utilizado. De acordo com o princípio da Abbe, desenvolvido por Ernst Abbe e Carl Zeiss, no final do século XIX, para evitar um erro adicional, o sistema de medição deve estar coaxial com o eixo do elemento em medição. Um erro angular pode ser amplificado pela distância. Simplificando, a escala de medição e o eixo do instrumento em teste devem estar rigorosamente alinhados para alcançar a maior exatidão possível. Com base na escala Heidenhain, a referência é determinada por meio de um método incremental e as linhas de medição são registradas por um sensor. O ponto zero pode ser definido em qualquer lugar na escala.
Em conjunto com este complexo sistema de medição, uma sonda de medição indutiva com duas esferas de rubi é utilizada. Seu diâmetro é baseado na rosca a ser medida. Embaixo da sonda de medição está a chamada mesa de seno, que acomoda os medidores de rosca a serem testados e onde o instrumento em teste é fixado. Neste momento, um bloco de bitola paralela de 30 mm mantém sua superfície rigorosamente nivelada. Na segunda etapa, a mesa senoidal é abaixada pela metade de uma etapa do cone, isto é: ajustada a uma dimensão final de 26.7 milímetros, e a ponta de prova de medição é introduzida na linha do lado agora liso do cone. A seguir, a mesa senoidal é elevada a uma dimensão final de 31.123 milímetros e a posição oposta da linha é medida. Posteriormente, o medidor de referência é girado em 180° para medir a largura do outro cone. Os quatro pontos de medição resultam nas dimensões atuais do diâmetro da rosca. Com base nos resultados sobre as condições atuais do cone, é derivado o desgaste adicional. Assim, os medidores de rosca podem ser substituídos no tempo certo e as medidas imprecisas podem ser evitadas.

Informações sobre previsão de desgastes em calibradores de Rosca podem ser encontradas em nosso Trade Article “Previsão de desgaste evita erros de medição” e informações sobre calibração de instrumentos de medição dimensional, podem ser encontrados em nosso artigo “Preciso até o último μ – calibração de instrumentos de medição de comprimento”.

Nota
Se você tiver alguma dúvida, por favor, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de serviço nos dias úteis das 7:30 às 17h pelo telefone 15 3459-9700. Para mais informações sobre o nosso centro de calibração e serviço, visite o site da WIKA.

 



Deixe uma resposta