calibração de manômetro

No uso geral, o termo “verificação” é muitas vezes confundido com “calibração”. Ao contrário da calibração, por exemplo na calibração de manômetros, onde é estabelecido o erro e a incerteza de medição associada de um instrumento ao compará-lo a um padrão certificado a partir de uma norma; a verificação metrológica é uma atribuição do INMETRO que, através dos órgãos delegados, efetua o controle de equipamentos e instrumentos com o objetivo de garantir a credibilidade das medições.

Para uma série de instrumentos de medição, são definidas exigências regulamentares, através de Regulamentos Técnicos Metrológicos (RTM), para assegurar um nível adequado de credibilidade nos resultados de medições. Esta credibilidade é especialmente necessária onde quer que exista conflito de interesse ou onde quer que medições incorretas levem a riscos indesejáveis aos indivíduos ou à sociedade. Incluem-se nessa categoria os medidores de água, balanças comerciais, bombas de gasolina, instrumentos de medição via radar, equipamentos para os gases de escapamento dos automóveis e muitos outros. Além disso, os manômetros só devem ser verificados se a sua adequação (por exemplo, devido a uma exatidão de medição específica) serve para proteger a saúde e a segurança das pessoas ou para medições associadas com a livre circulação de mercadorias.

Visão geral das diferenças entre verificação e calibração

VerificaçãoCalibração

Regulamentos Técnicos Metrológicos – RTM (Portaria INMETRO nº 163):

    • Verificar se o instrumento possui placa com as inscrições obrigatórias
    • Verificar a integridade da marca de verificação da marca de selagem
    • Verificar se o instrumento não sofreu modificações evidentes e alterações de suas características metrológicas

Rede Brasileira de Calibração (Portaria INMETRO nº 232):

    • Determina o desvio da medição no instrumento de medição
    • Desvio da medição entre a indicação do valor medido e o valor de referência é registrado
    • Resultados de medição confiáveis com rastreabilidade a padrões internacionais

Fonte: IPEM (Instituto de Pesos e Medidas)

Se sua necessidade é a calibração de manômetros, a WIKA possui um laboratório acreditado e pode prestar serviços de calibração de manômetros para sua empresa, entre outros serviços. A calibração de manômetros atende a norma NBR ISO/IEC-17025 e aos requisitos da Cgcre – INMETRO.

Nota
Os laboratórios de calibração WIKA são acreditados pelo CGCRE (RBC/INMETRO) conforme norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, nas seguintes grandezas: dimensional, pressão e temperatura. Se você está interessado em nossos serviços, entre em contato em laboratorios@wika.com.br.

Saiba mais sobre as diferenças entre calibração, verificação e ajuste no seguinte vídeo:

 



2 respostas para
  1. Rosangela Ferreira

    Boa tarde! Gostaria de saber se uma manômetro novo adquirido do fabricante pode ser considerado como calibrado e se o fabricante pode emitir o certificado de calibração?

    • Thaís Mota

      Boa tarde Rosangela,

      A resposta ao primeiro questionamento depende de como um fabricante de manômetros faz suas tratativas internas (normalmente descritas em seu sistema de gestão da qualidade).

      Um fabricante deve garantir que o instrumento que fornece ao mercado atenda às características metrológicas segundo sua norma de fabricação. Por exemplo, um manômetro analógico classe A1 segundo ABNT NBR 14105-1, deve ter um erro máximo em toda a sua escala de medição de no máximo 1% da sua faixa total (FE). O fabricante deve emitir um documento que ateste a capacidade deste instrumento fornecido em medir dentro desta tolerância de +/- 1% FE.

      A WIKA emite para todos os instrumentos produzidos um certificado 2.1 ou 2.2 conforme DIN/EN 10204, sem custo adicional ao cliente onde atesta que seus processos produtivos envolvidos garantem que tal instrumento atende à estas características da norma de referência.

      Via de regra, se a medição de um instrumento é considerada como crítica pelo sistema de gestão da qualidade do cliente, o usuário final deve providenciar para que o instrumento seja calibrado pelo menos contra padrões rastreáveis (calibração rastreada). Alguns sistemas de gestão da qualidade implantados nas empresas podem ainda exigir que o instrumento possua uma calibração acreditada ISO 17.025 (com selo de acreditação RBC-Cgcre INMETRO).

      Referente ao segundo questionamento, um fabricante pode emitir um certificado de calibração desde que demonstre que possua condições técnicas/operacionais para tal, ofertando um certificado de calibração rastreado ou ainda se submetendo aos processos de avaliação de capacidade técnica da Cgcre INMETRO, buscando assim a “autorização oficial” (Acreditação) para emissão de certificados de calibração acreditados.

      Os laboratórios de calibração da WIKA do Brasil são acreditados Cgcre-INMETRO para as grandezas de pressão, temperatura e dimensional.

      Saiba mais sobre nosso Centro de Serviços em:

      https://www.wika.com.br/service_calibration_and_service_center_pt_br.WIKA


Deixe uma resposta