Muitas etapas efetuadas na calibração de um instrumento, seja de temperatura ou pressão, não envolvem realmente calibração. Configurar pesos, aquecer ou resfriar banhos e alternar entre vários pontos de referência, consome tempo e mão de obra.

Uma solução mais eficiente para muitas aplicações de calibração envolve a automação desse processo. A calibração de instrumentos de temperatura e pressão pode ser automatizada usando instrumentos mais sofisticados com a capacidade de controlar valores de referência e manobrar entre vários pontos de calibração automaticamente.

Automatizando Calibrações de Pressão

Para calibração de pressão, isso pode ser realizado com um controlador de pressão automático, como o CPC6050, e um padrão primário eletrônico, como a balança digital CPD8500. Somente é necessário, o dispositivo em teste, uma balança de pressão digital e um controlador de pressão automático.

Uma balança de pressão digital, pode medir vários valores com precisão, por isso é usada como padrão de referência na calibração. Essas balanças eliminam a necessidade de carregar conjuntos volumosos de massa como é feito normalmente numa balança de peso-morto mecânica, no entanto, elas não podem gerar pressão por conta própria. Além disso, requerem uma fonte de pressão como entrada para ler essa pressão com exatidão, sem se preocupar com as flutuações em uma linha de pressão. É aqui que entra um controlador de pressão automatizado. Uma balança de pressão automática com a capacidade de iniciar a geração de pressão e a regulação constante de vários pontos, pode agilizar o processo de calibração.

Para calibrar um instrumento de pressão automaticamente, conecte o dispositivo em teste à balança de pressão digital e conecte balança a um controlador de pressão automático. Um técnico qualificado pode definir os pontos de calibração no controlador de pressão e então permitir que o instrumento controle a pressão gerada pela balança de pressão digital para calibrar o dispositivo em teste. Esses dispositivos enviam os dados perfeitamente a um computador, o que elimina a necessidade de supervisão constante. Automatizar o processo de calibração reduz o tempo e a energia gastos no laboratório de calibração, trocando massas, definindo pontos e dados de registro, enquanto mantém um alto nível de exatidão.

Automatizando Calibrações de Temperatura

O processo é semelhante para calibração de temperatura. Para realizar qualquer calibração de temperatura, você precisa de três dispositivos, um para testar, um para controlar a temperatura com exatidão e um para ler a temperatura com exatidão. Esse processo pode ser automatizado por meio de um calibrador de bloco seco com controle eletrônico de temperatura, como o CTD9100, associado a um termômetro multifuncional de precisão com interface digital que pode exibir múltiplas leituras, como o CTR3000.

O calibrador de bloco seco controla a temperatura dentro do bloco de equalização e envia uma leitura para o termômetro de precisão, que pode fazer leituras de várias sensores de temperatura ao mesmo tempo. O termômetro de precisão pode medir e armazenar vários pontos de dados automaticamente. A única coisa que um técnico de calibração deve fazer é iniciar o processo inserindo o dispositivo em teste no calibrador de bloco seco, conectando o calibrador ao termômetro e deixando os instrumentos atingirem seus pontos de temperatura antes de registrar os dados.

Conclusão

Existem vários benefícios a serem obtidos com as calibrações automatizadas. Ao agilizar o processo, os técnicos de calibração não ficam mais presos ao laboratório e são capazes de maximizar o número de calibrações que realizam, têm oportunidades de realizar outras tarefas ou até mesmo fazer uma pausa ocasional para o café.

Nota
Mais informações sobre nossos calibradores de bloco seco, balanças de pressão digital e controladores de pressão, podem ser encontradas no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, seu contato WIKA terá prazer em ajudá-lo.



Deixe uma resposta