Functional safety: SIL-certified mechanical switches

Os pressostatos e termostatos executam tarefas sensíveis em aplicações relevantes para a segurança, por exemplo, os valores limite de monitoramento. Sua segurança funcional deve ser garantida em conformidade. Este é sempre o caso se os instrumentos cumprirem os requisitos do nível de integridade de segurança correspondente (SIL) de acordo com a norma IEC 61508. Os pressostatos WIKA possuem a aprovação SIL devido à sua confiabilidade operacional comprovada.

Exemplos de pressostatos WIKA cuja segurança funcional é certificada por SIL: um termostato compacto com invólucro à prova de explosão Ex d (modelo TCA; à esquerda), um pressostato com tubo Bourdon (modelo BA/BAX; superior direito) e um pressostato em miniatura (modelo PXS; inferior direito).

Os riscos para as pessoas, para o meio ambiente e para a planta que podem provir de processos críticos devem, portanto, ser reduzidos a um mínimo aceitável. O IEC 61508 fornece as especificações necessárias para isso. Estes são definidos em diferentes níveis de integridade de segurança, SIL 1 a 4.

A norma coloca a mesma responsabilidade sobre os desenvolvedores de processos responsáveis e os fabricantes dos componentes necessários. Para cada instrumento, define valores limite para a probabilidade de falha de uma função relevante para a segurança. Ao mesmo tempo, fornece critérios para a possibilidade de controlar e evitar erros sistemáticos.

Quando o tema da “segurança funcional” é discutido em grupos de especialistas em conexão com a aprovação do SIL, trata-se principalmente de sistemas elétricos. No entanto, inúmeros componentes mecânicos também são integrados em aplicações relevantes para a segurança. Estes incluem instrumentos de medição que não precisam de energia externa e, portanto, funcionam de forma confiável, mesmo em caso de falha de energia. Uma aprovação do SIL para estes também significa uma declaração clara sobre segurança funcional. No caso das peças mecânicas, é principalmente uma questão dos efeitos do envelhecimento e do desgaste.

Instalado individualmente: SIL 2, combinado em redundância: SIL 3

O certificado SIL para os pressostatos e termostatos WIKA foi emitido em 2019 pela Exida, uma empresa de testes reconhecida mundialmente. De acordo com sua avaliação, os instrumentos, quando instalados individualmente, atendem aos requisitos do SIL 2, e em combinação redundante, atendem até mesmo aos do nível SIL 3.

Duas rotas para avaliação

Além da classificação real, o certificado para os pressostatos WIKA também contém a adição “rota 2H”. Em princípio, existem duas maneiras de chegar a uma avaliação SIL: a “rota 1H” afirma que os instrumentos ou componentes em questão foram desenvolvidos e fabricados de acordo com as respectivas especificações SIL. O “rota 2H”, por outro lado, confirma que a avaliação foi adicionalmente baseada em sua confiabilidade operacional, como no caso dos pressostatos WIKA. A taxa de erro certificada é calculada a partir de dados coletados durante o uso em uma aplicação em campo e transmitidos para a Exida. A avaliação SIL da segurança funcional é, portanto, realizada de forma realista: para cada componente de um dispositivo, pelo menos 100 milhões de horas de operação devem ter sido comprovadas.

Valores empíricos em um banco de dados

A avaliação SIL de acordo com a rota 2H refere-se aos valores empíricos do uso de campo, que são armazenados em um banco de dados da Exida. Lá, são levadas em conta condições operacionais específicas, como temperatura, vibração etc.

Nota
Informações detalhadas sobre os pressostatos com certificado SIL – pressostatos das séries M, B, A, D, PC e PX, bem como termostatos da série T – podem ser encontradas nas séries T site da WIKA. O certificado de aprovação também está disponível como arquivo PDF. Se você tiver mais perguntas, o seu contato WIKA terá prazer em ajudá-lo.



Deixe uma resposta