cabo da sonda de nível WIKA

Se você gostaria de medir o nível de um líquido de maneira fácil e confiável, uma das soluções mais comuns seria a medição de nível hidrostática, por exemplo, com uma sonda de nível. A aplicação de característica submersa implica em uma exposição máxima relacionada aos arredores, basicamente formado meios aquosos, e a umidade envolvida.

A exposição não está somente limitada às partes molhadas do instrumento, mas também ao comprimento imerso completo do cabo. Adicionalmente, fora das partes da sonda de nível diretamente imersas, o cabo, e particularmente os finais deste, estão frequentemente expostos à umidade como resultado de pingos d’água, chuva e condensação. Isto se aplica não somente durante operação, mas principalmente durante montagem e comissionamento, ou quando for necessária manutenção. Independentemente da aplicação, seja para água e tratamento de água ou em monitoramento de tanques, a entrada de umidade no extremo dos cabos da sonda de nível pode ocorrer prematuramente e de forma irreversível caso não haja medidas suficientes de proteção, e, em quase todos os casos, isto resultará em falha prematura de instrumento.

A entrada de umidade pelas extremidades do cabo e, deste ponto, até as partes eletrônicas da sonda de nível deve ser ativamente evitada através ações preventivas pelo usuário. Para medir nível com a mais alta exatidão, as variações de pressão ambiente acima de meio líquido, que também está “descansando” sobre o mesmo, devem ser compensadas contra a pressão hidrostática atuando sob o sensor de pressão (veja artigo: Medição de nível hidrostática).

tubo de ventilação do cabo da sonda de nível

Tubo de ventilação

 

Assim, fica claro que existe uma ameaça constante de uma falha devido à entrada de umidade (ambos, através o tubo de ventilação e o do próprio cabo) se não forem tomadas medidas adequadas de proteção.
Para compensar a pressão ambiente “descansando” sobre o meio, um tubo de ventilação vem do elemento sensor embutido na sonda de nível, paralelo ao cabo de sinal até a superfície. Devido à ação capilar dentro do tubo de ventilação utilizado para a compensação de pressão ambiente, existe a possibilidade de entrada de umidade do ambiente para o sensor.

 

 

Desta forma, não somente o ar, mas também a umidade acaba penetrando no tubo, portanto, o sensor dentro da sonda e as partes eletrônicas deste podem ser danificados. Isto pode resultar em erros de medição e, nos piores casos, até uma falha da sonda de nível. Para prevenir falha prematura, a entrada de umidade no tubo de ventilação deve ser completamente prevenida. Proteção adicional contra a entrada de umidade no tubo de ventilação é fornecida através da montagem de um filtro permeável ao ar, mas impermeável à água no final do tubo de ventilação.

Terminais de cabo

Terminais de cabo

Outro ponto que não pode ser ignorado é o transporte de líquido através de altas cargas de umidade pelos cabos de conexão elétrica até a sonda de nível. Como fabricante líder, a WIKA utiliza projetos estruturais apropriados para prevenir transporte de fluído, dentro das possibilidades de proteção, até as partes eletrônicas da sonda de nível. Devido à difusão molecular e efeitos capilares, uma proteção com cem por cento de garantia ao longo da vida útil da sonda de nível dificilmente é alcançada.

 

Portanto é recomendado que o cabo sempre termine em uma caixa de conexão à prova d’água com proteção IP adequada (por exemplo, IP 65) adequada ao local de montagem. Se a caixa de conexão estiver exposta ao tempo e a variadas condições de temperatura, também é recomendada uma equalização de pressão controlada, prevenindo assim a formação de água através de condensação ou perspiração e efeitos de bombeamento. Para tratar deste requisito técnico, como acessório à sonda de nível, é possível solicitar uma caixa de conexão com membrana integrada que é permeável ao ar e impermeável à água.

Por fim, a entrada de umidade pode acontecer não somente através das extremidades expostas do cabo, mas também devido a danos mecânicos da bainha do cabo ou como resultado de difusão de líquido devido à resistência química imprópria do material de cabo.

No artigo “Critérios de seleção para prevenção de falhas relacionadas à umidade em sondas de nível”, este tipo de ocorrência é descrita em detalhes.

A WIKA oferece soluções abrangentes para sua medição de nível hidrostática. Para assistência na escolha da sonda de nível mais adequada para sua aplicação, por gentileza, utilize nosso formulário de contato.

Preencha o guia rápido de configuração da sonda de nível LS-10 (padrão) ou LH-20 (de alta performance):

Download: Guia rápido de configuração LS-10

Download: Guia rápido de configuração LH-20


Você encontrará mais informações sobre este assunto em nossa plataforma sobre a
(em inglês).

 



Deixe uma resposta