Uma sonda de nível ou sensor de nível é um sensor de pressão hidrostática, especialmente desenvolvido para a medição de nível. Sondas de nível, como o modelo LH-20 da WIKA, são sensores de nível com características especiais e possuem uma construção diferenciada, a qual oferece uma alta resistência e vedação à prova de água para os meios de medição.
Geralmente, sondas de nível, ou transmissores de nível, são utilizadas em várias profundidades de imersão e alturas de enchimento até centenas de metros. Elas são utilizadas em uma ampla gama de diferentes meios e, portanto, devem possuir um grau de proteção IP 68 com um tempo ilimitado de imersão na profundidade a ser medida. A construção física de uma sonda de nível é especialmente otimizada para as necessidades na medição de nível hidrostática em aplicações de imersão, e oferece vedação e resistência incomparável contra meios.
As sondas de nível podem ser divididas em cinco elementos diferentes de construção: o sensor ou célula de medição, os eletrônicos, o invólucro, a entrada de cabo e o cabo mesmo.
A célula de medição:
A célula de medição, ou sensor, é utilizada para a medição de pressão hidrostática no ponto de medição. Até sob as condições mais severas, na medição de meios sujos, que contenham partículas e fibras, com conteúdo abrasivo ou lama, a célula de medição de uma sonda de nível deve garantir uma medição exata e confiável.
Até sob condições severas em plantas de tratamento de efluentes, torres de efluentes e águas salobras, a célula de medição ou sensor garante altíssima confiabilidade de processo. As principais exigências da célula de medição são desta forma a alta resistência contra contaminação de meio e a máxima durabilidade. Fabricantes especializados como a WIKA, oferecem sondas de nível otimizadas em sua construção física com uma seleção muito específica de material para cada aplicação, de elementos de medição fabricados de aço inoxidável até cerâmicas especiais.
Os eletrônicos:
Os eletrônicos de uma sonda de nível ou sensor de nível são muito parecidos com aqueles de um sensor de pressão comum utilizado na indústria. Aqui, os eletrônicos também transformam o sinal de pressão da célula de medição em um sinal industrial padronizado, com alta exatidão, erros reduzidos de temperatura e níveis otimizados de proteção de compatibilidade eletromagnética (EMC). A diferença mais importante entre os eletrônicos de uma sonda de nível e os de um sensor de pressão industrial está no uso de aplicações específicas das sondas de nível em operações externas e o risco associado da ocorrência de descargas atmosféricas.
Assim, sondas de nível sofisticadas, como o modelo LH-20 da WIKA, oferecem uma proteção embutida desenvolvida para minimizar os efeitos gerados pela sobretensão destas descargas no sensor de pressão.
Deve estar claro que não é possível para um instrumento suportar a queda de um raio diretamente sobre este sem algum dano, até com a melhor proteção contra sobretensão. No próximo artigo, “A construção da sonda de nível – parte 2”, explicaremos mais sobre as características técnicas da construção de sondas de nível.
Acesse nosso site para conheçer todos nossos produtos para medição de nível.
Preencha o guia rápido de configuração da sonda de nível LS-10 (padrão) ou LH-20 (alta performance):
Download: Guia rápido de configuração LS-10
Download: Guia rápido de configuração LH-20