Sondas de nível, também conhecidas como sensores de nível, são projetadas para uso em aplicações com imersão, desta forma elas estão totalmente inseridas em um meio e, portanto, devem resistir às propriedades do meio o tempo todo.
Tanto nas aplicações de abastecimento de água e saneamento básico como em monitoramento de tanques, existe a possibilidade de entrada de umidade através do invólucro da sonda de nível, do cabo ou das extremidades do cabo no transmissor caso os seguintes conselhos sejam ignorados. Como usuário, você pode prevenir falhas causadas pela entrada de umidade em sensores de pressão ou invólucro dos sensores começando pela boa seleção de características do produto. Para esta questão é recomendada a escolha de uma sonda de nível de alta qualidade especialmente e exclusivamente projetada e testada para a aplicação desejada. O uso de um sensor de pressão “standard” com pequenas modificações, embora estas “pseudo” sondas de nível sejam frequentemente oferecidas no mercado.
Basicamente, a correta escolha de material do invólucro do transmissor e sensor que possam suportar o meio da aplicação é essencial para prevenir processos de degradação química e corrosão. Para uso simples em meios não críticos, é suficiente a escolha de um material como aço inoxidável 316L. Entretanto, em aplicações especiais e/ou críticas ou meios agressivos, é recomendado o uso de uma sonda de nível especial em material especial adequado para o meio, como Hastelloy ou titânio, por exemplo. O risco de entrada de umidade na sonda de nível através do cabo força o usuário a tomar mais uma decisão difícil. No momento de aquisição de uma sonda de nível, tanto o meio de aplicação, assim como as especificações técnicas do cabo, devem ser levados em consideração. O usuário deve selecionar o material apropriado do cabo, depende da agressividade do meio de medição.
Cabos PUR podem ser utilizados para aplicações comuns e não críticas, enquanto um cabo FEP oferece maior resistência química e, assim, fornece segurança ao processo até sobre as demandas exigentes de meios agressivos. Além disso, é absolutamente importante levar em consideração a profundidade de medição, a qual está relacionada com a carga de pressão, especialmente em aplicações típicas com água em poços e águas profundas, uma vez que cada material de cabo pode garantir a estanqueidade de água transversal somente até a profundidade de imersão especificada. Como consequência, um cabo com estanqueidade de água transversal de 10 bar significa que pode não suportar a entrada de umidade sobre cargas de pressão maior que a carga especificada de 10 bar, ou uma coluna de água maior que 100 m.
A tensão aplicada ao cabo da sonda de nível também não deve ser negligenciada. Em aplicações de grande profundidade, o peso de uma sonda de nível e seu cabo pode causar alongamento de cabo e, assim, causar desgaste da bainha. O desgaste da bainha de cabo causa alterações nas especificações técnicas de resistência do equipamento e, por fim, a permeabilidade de fluído, resultando na entrada de água na sonda de nível. Por fim, qualquer dano mecânico na bainha do cabo deve ser evitado. Abrasão ou até cortes do cabo da sonda de nível causados por cantos vivos, assim como manuseio impróprio durante instalação pelo uso de ferramentas inadequadas, podem causar a entrada de umidade na sonda de nível através da bainha do cabo.
O direcionamento hábil da fiação utilizando acessórios de auxílio como abraçadeiras podem reduzir a tração no cabo e prevenir o desgaste da bainha. Abraçadeiras de cabo podem ser adquiridas como acessório das sondas de nível. Se a sonda de nível for utilizada em meios fluentes, como rios, fluxos ou tanques com agitadores, é recomendado guiar o cabo através de um tubo de proteção ou poço de monitoramento para evitar cargas mecânicas devido à abrasão do cabo ou impactos súbitos de vazão.
Se você tiver dúvidas como selecionar o instrumento mais adequado para sua aplicação, por favor, entre em contato conosco.
Preencha o guia rápido de configuração da sonda de nível LS-10 (padrão) ou LH-20 (alta performance):
Download: Guia rápido de configuração LS-10
Download: Guia rápido de configuração LH-20