Qual é a diferença entre os inúmeros tipos de roscas G 1/4″? E elas são compatíveis entre si? As pessoas comumente têm problemas e ficam confusas com as várias roscas G 1/4″ que o mercado oferece e que são solicitadas por clientes.
As roscas G 1/4″ mais comuns na WIKA são, com certeza, as roscas G 1/4″ conforme normas EN 837 ou DIN 3852-E. Mas existem muito mais conexões de pressão as quais são especificadas como G 1/4″. Por exemplo, G 1/4″ Ermeto e G 1/4″ DIN 3852-A, para mencionar somente duas. Embora, como indicada na designação, todas as conexões de pressão possuem rosca com diâmetro nominal de G 1/4″, os tipos de vedação são diferentes, de modo que em alguns casos a compatibilidade não é possível.
Assim, a rosca G 1/4″ conforme EN 837 geralmente é vedada metalicamente, até a parte frontal da rosca. Um cone para centralização oferece a possibilidade de utilizar vedações auto-centralizantes. Porém esta rosca, a qual é utilizada para manômetros, necessita de um furo cego.
Por outro lado, a rosca G 1/4″ conforme DIN 3852-E é muito comum em hidráulica. A Forma E significa que atrás da rosca tem uma superfície de contato com mola, em que uma vedação padrão de plástico pode ser colocada. Para este tipo de rosca, um furo simples com rosca é suficiente.
Se necessário, nosso contato de vendas auxiliará você na especificação ou escolha de uma rosca.