As roscas conforme norma DIN 3852-E são inválidas desde 2012. A norma que está válida desde então para roscas de tubos (por exemplo, para G ¼ A) é a DIN EN ISO 1179-2: “Conexões para uso geral e fluido – Parafusos e porcas com roscas ISO 228-1 com vedação elastomérica ou metal-metal…”. Agora, entretanto, surge a pergunta: por que, nas folhas de dados dos fabricantes de sensores de pressão, a antiga norma DIN 3852-E ainda é encontrada predominantemente?

É difícil encontrar uma resposta adequada a essa pergunta. Talvez a resposta esteja no fato de que as dimensões das roscas não mudaram com o novo padrão. Claro, essa mudança não é feita do dia para a noite. De antemão, muitos detalhes devem ser coordenados com vários departamentos, como engenharia de projeto e planejamento de produção. Um processo oneroso e demorado.

Com a WIKA, desde o final de 2018, começamos a nos referir ao padrão DIN EN ISO 1179-2 válido para novos produtos. No entanto, fazemos uma referência ao antigo padrão “DIN 3852-E”, pois não temos certeza de quão bem a norma DIN EN ISO 1179 é conhecida aos nossos clientes. Para produtos existentes, iremos gradualmente limpar as informações, pois queremos fazer a nossa parte para garantir que a norma DIN EN ISO 1179-2 seja estabelecida.

Nota
Se você tiver alguma dúvida sobre as diferentes conexões de pressão ou nossos instrumentos de medição de pressão, sua pessoa de contato terá prazer em ajudá-lo. Para mais informações sobre a nossa gama de instrumentos de medição de pressão, visite o site da WIKA.


Deixe uma resposta