Ao usar sensores de pressão, especialmente em aplicações com bombas ou válvulas de ação rápida, muitas vezes haverá picos de pressão.

O que é um pico de pressão?

Um pico de pressão ou pulso de pressão indica um aumento rápido ou queda na pressão. Se a transição for muito rápida, pode acontecer à destruição do sensor de pressão. Tais falhas do sensor ocorrem em geral como resultado do efeito do martelo de água.

Exemplo – perfil de pressão de uma válvula de abertura/fechamento

O gráfico mostra o perfil de pressão para a abertura e fechamento de uma válvula, por exemplo, em uma linha de água. Inicialmente, a chamada “pressão estática” – em nosso exemplo, aproximadamente 80% da pressão nominal do sensor – é constante. Agora, se a válvula for aberta, então a água começa a fluir novamente no tubo e a pressão cai, de modo que, dentro de 30 ms, passa a ser somente 40%. À medida que o fluxo prossegue, a pressão se ajusta novamente na pressão constante, a qual atua em toda a tubulação. Se numa operação subsequente a válvula for fechada novamente, a pressão aumenta após a parada do fluxo de água. A pressão aumenta, por exemplo, de 60% para 130%. Por este curto período, o sensor vai operar em sua faixa de sobrepressão. Isso é possível – até atingir a sobrepressão máxima do sensor de pressão informado na folha de dados – sem qualquer dano permanente. O aumento de pressão a cerca de 70% ocorre dentro de 30 ms.

E quando acontece um pico de pressão muito rápido?

Para sensores de pressão da WIKA, como regra geral, um aumento da pressão nominal de 0-100% não deve ocorrer em menos de 1 ms (O mesmo, também vale, para uma queda de pressão). O exemplo, portanto, não apresenta nenhum aumento crítico da pressão ou do tempo de queda da pressão. Com qualquer mudança mais rápida, os danos no sensor não podem ser descartados e, portanto, devem ser tomadas medidas adequadas, tais como, por exemplo, amortecedores de pulsação, restritores de vazão ou outros métodos.

Nota
Se precisar de ajuda para escolher a solução adequada para a sua aplicação em pressão, temperatura ou medição de nível, entre em contato com a WIKA, teremos prazer em ajudá-lo.



Deixe uma resposta