Com a comemoração do Dia Mundial da Energia no dia 29 de maio, não poderíamos deixar de destacar a importância da energia em nossas vidas. A energia é indispensável para o desenvolvimento socioeconômico das nações. Seja em nossas casas em nosso uso cotidiano, nas indústrias para o funcionamento de máquinas e computadores, bem como em locais públicos como os hospitais, tão essenciais, especialmente nesse momento.
Não se trata apenas da eletricidade em si, mas, acima de tudo, se trata de oferecer qualidade de vida às pessoas, energia para a indústria produzir bens e eletricidade para que nosso sistema de saúde, segurança e transporte possam operar de forma a atender às necessidades diárias de nossas cidades e população.
Atualmente, a matriz elétrica brasileira é baseada em fontes renováveis de energia. Este ponto nos permite menores custos de operação e, principalmente, maior sustentabilidade com a menor emissão de gases de efeito estufa.
Conforme dados da ANEEL, “no Brasil, a principal fonte de geração é a hidrelétrica (água corrente dos rios), seguida das termelétricas (gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis, biomassa e nuclear). O restante é proveniente de usinas eólicas (energia dos ventos) e importação da energia de outros países.”
As indústrias geradoras fornecem a energia, as transmissoras a conduzem do local de geração até os centros de consumo e as distribuidoras levam a energia dos centros até as casas da população. Existem também as comercializadoras, que são empresas autorizadas a comprar e vender energia para os consumidores livres (geralmente para aqueles que precisam de maior quantidade de energia).
O fato é que todo esse trabalho de GTD é essencial e não pode parar. A instrumentação é algo crítico para os equipamentos em geral, tais como, turbinas, geradores, caldeiras, transformadores e subestações.
O funcionamento nas termoelétricas, hidroelétricas e subestações necessita ser contínuo. Problemas como interrupções, superaquecimento e escape de gases poluentes, precisam ser solucionados de forma rápida, e, acima de tudo, com competência, segurança e qualidade.
Nós da WIKA temos experiência no segmento de energia e podemos te ajudar a encontrar a melhor solução de forma assegurada e efetiva para sua aplicação. Atuamos nos maiores projetos globais e podemos compartilhar o nosso know-how e experiência.
Quando seu processo é medido por um instrumento WIKA, você está empregando um produto com padrão mundial de qualidade e precisão. Seja na medição de pressão, temperatura, força, vazão, nível, tecnologia de calibração ou aplicações com SF6, temos especialistas e soluções que poderão lhe auxiliar.
Nota:
Esse é o primeiro artigo de uma série de soluções que irão lhe auxiliar no processo de distribuição, geração e transmissão de energia. Fique ligado para não perder os próximos artigos e descobrir como podemos contribuir com a sua aplicação.
Fontes:
https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica
http://www.aneel.gov.br/