A determinação dos materiais utilizados na produção de um selo diafragma vai depender de fatores como o tipo de processo, a temperatura máxima atingida, as substâncias em uso, etc. Por isso, durante o planejamento da planta e no processo de compra dos instrumentos, é preciso considerar a liga de materiais a ser utilizada. Ela deve ser definida em conjunto com um especialista. Ao pensar em processos industriais, alguns conceitos são essenciais para compreender como melhor resolver algumas questões. Dentre eles temos: concepção de partes molhadas de um processo, fabricação customizada e liga de material ideal.

O selo diafragma e suas partes molhadas

Membranas

Membranas

Um sistema, por mais isolado que esteja, contém partes que ligam o interior e o exterior do processo. Elas são popularmente chamadas de “partes molhadas”, pois estão ligadas diretamente à produção, ou seja, toda e qualquer substância ou material processado se encontra em contato direto com o instrumento de medição.

Quando há a necessidade de avaliação constante da pressão, as partes molhadas costumam ser os próprios instrumentos de medição, já que eles precisam fazer parte do processo, mas também prover os dados para que o profissional possa realizar o controle durante a operação. Tendo isso em vista, temos que a proteção dos manômetros e transmissores de pressão pode ser realizada através do uso de selos diafragma. Assim, por exemplo, evita-se o desgaste dos sensores por corrosão, ou ainda a contaminação dos fluidos.

Este tipo de instrumentação precisa ser fabricado conforme as especificidades do projeto, já que a depender da substância e das operações realizadas, os níveis de calor podem variar e o material do qual o instrumento é produzido precisa também suportar as faixas de temperatura que podem ser atingidas. Para resolver este problema de compatibilidade, o melhor caminho é a customização do instrumento. Assim, é possível diminuir a margem de erros e a ocorrência de falhas, além de garantir a qualidade da produção do início ao fim. 

A compra sob encomenda: vantagens e desvantagens

Ao falar em customização de instrumentação industrial, é preciso considerar os pontos favoráveis e também as desvantagens da compra sob medida, já que isso vai impactar diretamente na produção. A principal desvantagem a ser apontada pode ser o prazo, isso porque a demanda será projetada individualmente, então o fornecedor precisará de um tempo para entrega dos seus produtos. Em contrapartida, temos mais vantagens:

  • Evita-se o desperdício de recursos: a compra já considera todas as necessidades do projeto;
  • Variedade de soluções: ao optar pela compra de itens customizados, você terá em mãos maiores possibilidades de adaptá-los às necessidades de sua planta;
  • Gastos calculados: as chances de troca são quase inexistentes quando trabalhamos com produtos feitos sob medida, uma vez que todas as variáveis estão sendo consideradas.

Para que seja possível customizar um instrumento, os materiais dessa produção precisam, muitas vezes, ser estudados. Neste ponto, entra a importância das ligas metálicas na confecção dos selos diafragma.

Confecção do selo diafragma: as ligas de metais

Como você leu até aqui, os selos diafragma são uma solução completamente customizável. Afinal, este equipamento pode ser empregado nos mais diversificados segmentos industriais. As diversas aplicações do selo diafragma só são possíveis pois grande parte de sua produção é feita sob encomenda. Em um primeiro momento, isso até pode parecer um ponto negativo. Porém, ao fazermos uma análise mais aprofundada, percebemos que o grande diferencial se encontra aqui. A produção sob encomenda torna viável que a liga de metais empregada seja escolhida conforme a compatibilidade da substância que estará sob supervisão do sistema de medição, o que é bastante vantajoso já que, muitas vezes, o selo diafragma será empregado na medição de meios insalubres e que estão em altas temperaturas.

No que diz respeito às possibilidades de escolha da liga de metais, as opções são infinitas. Podem ir desde metais mais simples, como os diversos tipos de aços inoxidáveis, ligas de Duplex, materiais teflonados e até mesmo metais nobres como ouro, prata e níquel. Estes últimos, apesar de possuírem um valor de mercado elevado, podem resolver muitas vezes as questões de seu processo. Antes de realizar a escolha das ligas metálicas, é importante que sejam feitos estudos e análises prévias acerca da compatibilidade do metal com a substância, pois isso evita prejuízos a longo prazo.

Busque por especialistas

Há décadas, a WIKA produz as mais diversas categorias de selos diafragma, direcionados aos mais variados segmentos industriais. Por isso, no momento da escolha do seu selo, conte com os especialistas da WIKA do Brasil. A nossa equipe está sempre a disposição para tirar todas as suas dúvidas acerca de selos diafragma, manômetros e todos os outros equipamentos disponíveis em nosso portfólio! Para entrar em contato, basta clicar neste link.


Deixe uma resposta