Como são diferenciadas as faixas de medição de pressão absoluta e relativa? Existem consideráveis diferenças internacionais. Elas podem ser explicadas no seguinte exemplo:

  • Europa: 0 … 10 bar / 0 … 10 bar abs
  • Estados Unidos: 0 … 150 psig / 150 psia

Na Europa, apenas as faixas de medição absolutas são identificadas (Pela sigla “abs” depois da unidade). Nos Estados Unidos, o tipo de pressão é sempre indicado, mas utilizando outra denominação (g = gauge = pressão manométrica = pressão relativa / a = absolute = pressão absoluta). É particularmente confuso, se na América a unidade de pressão “bar” é necessária para uma faixa de medição absoluta ou se na Europa um medidor de pressão relativa com a unidade “psi” é necessário. Como é então a nomenclatura correta? O grupo WIKA estabeleceu o uso do seguinte procedimento: se a unidade psi é utilizada, um “g” ou um “a” é adicionado de acordo com o sistema Americano. Para todas as outras unidades, observamos o padrão Europeu e apenas as faixas de medição absolutas são marcadas com um “abs” separado.



2 respostas para
  1. Luiz Gonzaga

    Qual a diferença em pressão entre o bar G e o Bar ABS para a pressão bar que usamos no Brasil

    • Aquila Kaemi Infanti

      Olá Luiz, As unidades de pressão “bar G” (bar gauge) e “bar ABS” (bar absolute) são duas formas diferentes de medir a pressão e representam conceitos distintos. No Brasil, a unidade de pressão comummente usada é o “bar” ou “milibar” (mbar), que geralmente se refere ao bar G, a menos que seja especificado de outra forma. Portanto, quando você vê uma medida em “bar” no Brasil, geralmente se refere à pressão em relação à pressão atmosférica.


Deixe uma resposta