Manômetros com tubo Bourdon são os instrumentos mecânicos de medição de pressão mais usados. Seu elemento de pressão é muitas vezes referido como um tubo Bourdon: O engenheiro francês Eugène Bourdon utilizou este princípio funcional em meados do século XIX. Ele é baseado em uma mola elástica, um tubo curvado em forma de “c” com uma seção transversal oval.

Efeito da pressão no tubo Bourdon

Efeito da pressão no tubo Bourdon

Quando o espaço interno do tubo de Bourdon é pressurizado, a seção transversal é assim alterada para uma forma circular. Os estresses no arco, que são gerados nesse processo aumentam o raio do tubo em forma de c. Como resultado, o final do tubo se move em cerca de dois ou três milímetros. Essa deflexão é uma medida da pressão. Ela é transferida para um movimento, que transforma a deflexão linear em um movimento rotativo e, através de um ponteiro, torna isso visível em uma escala.

Variantes de tubo Bourdon

Com os tubos Bourdon dobrados em forma de c, podem ser exibidas pressões de até 60 bar. Para pressões mais elevadas, são utilizados tubos Bourdon de tipo helicoidal ou espiral. Dependendo da geometria, do material e da espessura do material, podem ser realizadas pressões de até 7.000 bar. Dependendo do requisito, os elementos de pressão são feitos de ligas de cobre, aços inoxidáveis ou materiais especiais, como Monel.


Nota
Mais informações sobre manômetros com tubo Bourdon pode ser encontradas no site da WIKA.



Deixe uma resposta