A escolha de instrumentos de medição de pressão em plantas industriais deve ser realizada de forma cautelosa e estratégica, dada a importância dessa atividade para a segurança operacional, bem como para a produtividade da empresa.
Desta forma, o manômetro digital se apresenta como uma excelente opção para quem busca otimizar procedimentos relacionados à conferência de pressão de fluidos.
Preparamos esse artigo com informações relevantes sobre como selecionar manômetros digitais, sejam eles destinados ao monitoramento de processos, testes ou para calibração.
Aprenda a estabelecer critérios para sua escolha
Dentro de uma indústria, as decisões sobre os processos que envolvem a cadeia de produção devem ser feitas a partir de critérios que levam em consideração a realidade da companhia.
Desta maneira, no momento da escolha de um equipamento tão importante quanto o manômetro, se faz ainda mais necessário estabelecer alguns parâmetros, pois assim teremos uma base fundamentada para decidir pelo melhor produto disponível no mercado.
Confira abaixo as 5 principais características que devem ser levadas em consideração para a seleção de um manômetro digital de precisão:
- Compatibilidade com o fluido e temperatura do processo: primeiramente, é preciso analisar se o instrumento escolhido possui compatibilidade com os fluidos com os quais irá entrar em contato e suas temperaturas de operação;
- Exatidão da medição: o instrumento escolhido deve apresentar alto grau de exatidão nas medições para assim fornecer dados precisos à tomada de decisão, e ainda diminuir os riscos de acidentes, sobrecargas ou quaisquer tipos de imprevistos;
- Certificação compatível com a área de instalação: caso sejam instalados em áreas classificadas, os manômetros digitais devem ter certificação válida conforme regulamentação brasileira para operar em tais áreas.
- Facilidade de leitura e acesso aos dados: No manômetro digital, a leitura do valor correto da pressão é extremamente simples. A recuperação de dados sobre as pressões medidas pelo instrumento é um importante critério no momento da decisão, uma vez que, se um manômetro digital consegue armazenar e fornecer mais dados, ele também permite um maior controle dos processos;
- Custo-benefício: esse critério pode parecer um pouco óbvio, porém, no momento da escolha de um manômetro digital, a decisão por um produto barato pode se transformar em grandes prejuízos para o processo.
Qual manômetro digital utilizar?
Dentro do universo da indústria, os manômetros analógicos ainda são encontrados com mais frequência do que manômetros digitais de precisão. Isso se deve à ideia de que a ferramenta mecânica seria mais resistente do que os instrumentos digitais, passando uma maior sensação de confiança.
Ciente desta realidade, a WIKA conseguiu desenvolver o CPG1500. Um manômetro digital que combina a robustez e facilidade de uso dos manômetros analógicos com a precisão de medição que só encontramos com o uso de um manômetro digital.
O CPG1500 é um dispositivo de medição de pressão que foi projetado para ser a solução ideal dos procedimentos de medição, teste e calibração de pressão, pois conta com desempenho único nos mais diversos segmentos da indústria, desde o setor farmacêutico até grandes refinarias de petróleo (segmento de Óleo & Gás).
Outra característica diferencial do CPG1500 da WIKA que deve ser levada em consideração é o fato de que este instrumento pode ser utilizado dentro de áreas classificadas, visto que a tecnologia empregada neste instrumento limita a energia a níveis insuficientes para causar qualquer tipo de ignição (Ex-ia).
O CPG1500 também apresenta taxa de medição customizável, a qual é capaz de se adequar a diferentes tipos de testes, podendo ser programado para até 50 valores por segundo, ao passo que outros instrumentos de mesma função medem com velocidades muito menores.
Além de todas estas características, o manômetro digital de precisão CPG1500 da WIKA conta com o acesso WIKA Wireless, o que viabiliza o controle do equipamento de maneira automatizada, assegurando maior segurança na conferência da pressão dos fluidos presentes na planta.
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa ferramenta que está mudando o conceito de medição de pressão com a confiabilidade dos produtos WIKA.