Em ambientes de área classificada é necessário seguir diversos parâmetros de segurança para evitar ao máximo o risco de explosões. Nestas zonas da planta, a mínima centelha pode provocar grandes estragos, tanto físicos como materiais. Assim, todas as escolhas acerca dos equipamentos utilizados dentro dos locais mencionados devem ser feitas de maneira assertiva.

Contudo, é preciso levar em consideração, também, a otimização da produção. Dessa forma, optar por manômetros digitais pode ser uma boa solução para aliar segurança, conectividade e produtividade em áreas potencialmente explosivas. Neste artigo, vamos mostrar como isso é possível por meio da utilização do manômetro digital CPG1500 de WIKA. Confira a seguir.

Segurança intrínseca (Ex-Ia) para Áreas Classificadas

Dentro das chamadas Áreas Classificadas, o risco de uma explosão é constante, assim como mencionamos neste outro artigo. Logo, é preciso realizar um planejamento cauteloso em relação a segurança dos colaboradores e da produção, afinal, ninguém quer que acidentes ocorram.

Desta maneira, em algumas plantas industriais consideradas Áreas Classificadas, o método de segurança intrínseca é utilizado para evitar riscos maiores. Esse método tem como função limitar a energia produzida dentro de um determinado campo da indústria e isolá-lo dos outros ambientes, nos quais não há riscos de explosão. Sendo assim, os itens que representam perigo ficam restritos a um espaço reduzido, que pode ser acompanhado com mais atenção.

Além da contenção de riscos, utilizar os princípios de segurança intrínseca em uma planta industrial auxilia na redução de custos gerais do projeto, desde a construção até a manutenção de equipamentos, uma vez que o uso de maquinário nestas áreas é menor. Porém, esse fato não significa que elementos tradicionais como os manômetros não possam ser utilizados. Sendo assim, os princípios da segurança intrínseca são capazes de aliar segurança e produtividade, pois, nestes ambientes, o recomendado é que o menor número de equipamentos seja utilizado, então, os dispositivos escolhidos devem ser de alta qualidade e aptos para áreas classificadas, bem como o manômetro digital CPG1500 de WIKA. Mas como é viável usar um equipamento eletrônico em um projeto intrínseco? Vamos falar sobre esse tópico a seguir.

Manômetros digitais para áreas EX Ia

No mercado, existe uma grande variedade de manômetros, cada um, voltado para uma situação específica. Os manômetros analógicos são os mais conhecidos, no entanto, eles podem deixar a desejar quando o assunto é precisão. E, em uma área EX, além de precisão, a segurança nos processos também é crucial para o andamento correto dos processos realizados. Assim, os manômetros digitais configuram-se como uma excelente opção para áreas classificadas devido a exatidão na medição que oferecem. Para utilização em ambientes Ex Ia, é necessário que o manômetro digital seja desenvolvido para locais que adotam o modelo de segurança intrínseca, como é caso do CPG1500 de WIKA. Que possui características diferenciais que o tornam uma opção muito mais eficaz a curto e longo prazo.

Manômetro digital CPG1500

O manômetro digital CPG1500 conta com a robustez e facilidade de uso, presentes em um manômetro mecânico, mas é conhecido por elevar o nível da categoria a dos calibradores digitais. Além disso, este dispositivo apresenta alto desempenho e foi pensado para ser a solução de inúmeros problemas nos mais diversos ramos da indústria, como energia, óleo e gás, farmacêuticas, entre outras. Este instrumento é capaz de medir pressão manométrica e absoluta, oferecendo versatilidade em sua utilização. Essa ferramenta também permite a realização de leitura de pressão com extrema precisão, entre 0,1%, 0,05% ou 0,025% de amplitude da faixa. Além de apresentar compensação de temperatura de -10 ºC e 50 ºC, o que viabiliza leituras extremamente precisas, até mesmo em locais onde a temperatura não está controlada. Outros diferenciais deste manômetro digital são:

  • Taxa de medição com até 50 valores por segundo;
  • Modo de repouso automático que permite uma maior duração da bateria;
  • Função Mín/Máx que mostra os valores mais altos e mais baixos medidos;
  • Caixa giratória com 330º graus de rotação, facilitando a medição em locais de difícil acesso.

Outro ponto importante, estão disponíveis versões com registrador de dados integrado e o CPG 1500 pode ser acessado pelo software de calibração WIKA-Cal ou pelo aplicativo para celular MyWIKA por meio do WIKA Wireless. Essa conectividade é muito importante para garantir o controle e a segurança das medições, já que permite maior acesso e download de dados e conectividade em tempo real.

Segurança, conectividade, produtividade

Agora que já compreendemos as vantagens do manômetro digital CPG1500, fica mais fácil entender como esse dispositivo impacta diretamente na produtividade e na segurança em Áreas Classificadas Ex Ia. O GPC15oo é um instrumento que impacta diretamente na seguridade do meio produtivo, pois, devido aos seus diferenciais, a ferramenta auxilia ainda mais na redução dos riscos de acidentes em ambientes de segurança intrínseca.

Essa segurança extra é crucial para a produtividade da companhia, uma vez que além de diminuir a exposição a riscos aos envolvidos no processo, o CPG 1500 oferece uma gama maior de dados para serem analisados. Fator que sem dúvidas, viabiliza uma tomada de decisões mais assertivas, com referências mais precisas no que diz respeito aos procedimentos internos de produção. Sendo assim, a conectividade assume um papel fundamental para assegurar a maior segurança de uma empresa, porque, o acesso a dados de maneira remota, otimiza diversas outras operações. Com o manômetro digital CPG1500, é possível concentrar todas essas vantagens em um único equipamento, uma vez que o dispositivo possui a função de acesso wireless, que é controlado a distância.

Para mais segurança: procure por especialistas

Em qualquer processo industrial, o trabalho de especialistas é muito importante. Tendo em vista que eles sempre irão compreender as suas necessidades e transformá-las em soluções eficazes. Por isso que o time da WIKA do Brasil é composto por especialistas com elevado grau de conhecimento, que trabalham sempre com o objetivo de encontrar o melhor resultado para sua empresa. Para entrar em contato conosco, basta clicar aqui. Pela sua empresa, procure por WIKA.


Deixe uma resposta