Manometer für Pharmaprozesse

Manômetros são adequados para processos farmacêuticos? Sim, se estiverem disponíveis em uma versão com elemento sensor diafragma faceado ao processo. Há duas vantagens para uma medição de pressão mecânica com este tipo de instrumento: os manômetros com diafragma medem a “seco” e assim reduzem o risco de contaminação. Além disso, eles oferecem uma medição confiável, mesmo em situações críticas, devido ao seu elemento sensor diafragma extremamente robusto e à alta segurança de sobrecarga.

Em numerosos processos farmacêuticos, os sistemas de selo diafragma são usados para controlar a pressão do processo, também combinado com um manômetro. Um selo diafragma separa o instrumento de medição do processo e, portanto, protege-o contra influências. Seu diafragma sensível para a transmissão de pressão através do líquido é relativamente fino, devido à precisão da medição. Comparado ao diafragma de um manômetro com elemento sensor diafragma, ele é, portanto, mais suscetível, tanto a condições de processo imprevisíveis (picos de pressão, sobrecarga) quanto a influências mecânicas. Se o diafragma estiver danificado, o fluido de preenchimento do sistema pode entrar no processo.

O mecanismo de um manômetro PG43SA com elemento sensor diafragma faceado ao processo

Sem contaminação

Os manômetros com um elemento sensor diafragma faceado eliminam tal contaminação, uma vez que operam sem líquido. O seu robusto diafragma transmite a pressão, através de uma haste (link), diretamente ao movimento. Ele é duas a cinco vezes mais espesso do que o sensor diafragma do selo diafragma convencional. O elemento sensor diafragma é, portanto, efetivamente protegido contra efeitos físicos inesperados. Além disso, ele pode absorver uma sobrecarga alta – com os instrumentos da WIKA, isso significa até cinco vezes a pressão nominal.

Além disso, manômetros para processos farmacêuticos devem atender aos rigorosos requisitos para aplicações sanitárias em todos os aspectos. Isso foi implementado pela WIKA em sua série PG43SA. Para esses instrumentos, foi desenvolvido, um elemento sensor diafragma de apenas 35 mm de diâmetro para estes instrumentos. Devido ao seu contorno especial ondulado e à espessura de seu material, o diafragma tem uma qualidade de medição comparável ao elemento sensor diafragma de um instrumento de processo típico – embora isso seja mais que o dobro do tamanho para uma faixa de pressão comparável.

Limpeza fácil

Todos os instrumentos da série PG43SA estão em conformidade com as diretrizes de design higiênico, o Padrão Sanitário 3-A e certificados pela EHEDG. Eles são adequados para processos CIP / SIP e são, opcionalmente, completamente autoclaváveis.

Dois dos modelos (PG43SA-S e PG43SA-D) são manômetros com uma conexão ao processo radial. Para o modelo PG43SA-C, no entanto, a conexão do processo é integrada ao invólucro. Este design com patente pendente permite a economia de espaço e, portanto, a instalação flexível.

Sistema de segurança integrado

O modelo PG43SA-D foi ajustado para se adequar a processos particularmente críticos. O manômetro possui um sistema integrado de segurança com patente pendente. Inclui uma segunda barreira de proteção e monitoramento do elemento sensor diafragma. Caso ocorra uma ruptura inesperada do diafragma, o processo e o instrumento de medição permanecem separados com segurança. O meio não pode escapar para o meio ambiente e, da mesma forma, nenhum contaminante pode encontrar o seu caminho para o processo. Qualquer ocorrência de dano se torna imediatamente conhecida: O monitoramento do elemento sensor diafragma informa diretamente através de um indicador vermelho no mostrador.

Projetado como manômetros para processos farmacêuticos (f. L. T. R.): Modelo PG43SA-S (padrão), modelo PG43SA-C (conexão de processo no invólucro) e modelo PG43SA-D (com sistema de segurança adicional).


Nota

Para obter informações detalhadas sobre os três medidores de pressão do diafragma PG43SA-S, PG43SA-D e PG43SA-C, visite o site da WIKA. Uma visão geral concisa é fornecida pelo folheto (em inglês) para esta família de instrumentos.

 



Deixe uma resposta