Um pouco menos abordada do que as áreas de aplicação convencionais de medição de força, mas não menos importante, é a medição de força no campo da geotecnologia. Nesse campo é exigido um alto grau de conhecimento e experiência.

Células de carga hidráulica de compressão modelos F1119, F1136

Células de carga hidráulica de compressão modelos F1119, F1136

O termo geotecnologia combina aspectos de medidas geotécnicas tanto no solo como no subsolo. A medição da força para engenharia geotécnica também pode ser encontrada, por exemplo, no ancoradouro subterrâneo e subterrâneo, no escoramento rochoso, na proteção de estradas ou na construção de estradas. Também na escavação de túneis de metrô, na fixação de fundações, bem como, engenharia civil aplicada são utilizados instrumentos de medição de força. Existem muitos outros campos de aplicação que requerem monitoramento permanente ou aleatório de estruturas e movimentos do terreno. Em todas essas aplicações, âncoras de aterramento são usadas para estabilizar a massa de terra ou rocha.

 

A medição de força de ancoragem pode ser feita com sinais de saída elétricos ou analógicos. A medição diz respeito à obtenção de dados que são importantes para a otimização da segurança, bem como a verificação dos cálculos estruturais de projeto. Para isso, são usados transdutores de força hidráulica – uma combinação cilindro-pistão em aço ou aço inoxidável preenchido com fluido hidráulico – com sensor de pressão integrado e saída elétrica ou com um instrumento de medição de pressão montado diretamente (manômetro).

Anel de força pré-carregado na aplicação

Anel de força pré-carregado na aplicação

Esses instrumentos são montados entre a viga de concreto e a extremidade da célula de ancoragem para medir não apenas a força de pré-carga, mas também para o monitoramento da força a longo prazo da âncora de aterramento. Com os chamados “anéis de força”, são realizadas medições de 4 kN até 6.000 kN. Para terrenos particularmente de difícil acesso, são usados sistemas autônomos que operam sem uma fonte de alimentação.

Todos os transdutores de força geotécnica são projetados para condições extremas. Além disso, instrumentos de medição especialmente projetados com acessórios correspondentes estão disponíveis para as mais diversas aplicações.

Nota
Mais informações sobre medição hidráulica de força – modelos F1119 e F1136 podem ser encontradas no site da WIKA. Para soluções especiais, sua pessoa de contato terá o prazer de lhe ajudar.



Deixe uma resposta