Sensores de pressão estão ganhando popularidade dentro da medição de nível contínuo através de sua aplicação simples, rápida instalação e comissionamento. Mas como a medição de nível hidrostático funciona, o que significa pressão hidrostática e como eu posso medir de maneira confiável usando este princípio de medição?
Sensores de nível baseados na medição de pressão hidrostática geralmente medem o nível ou altura de enchimento em um tanque de acordo com o seguinte princípio: um líquido aplica, por meio de sua gravidade específica e da força da gravidade, uma força peso que aumenta proporcionalmente com a altura de enchimento. Esta força peso, que aumenta proporcionalmente com a altura de enchimento, é chamada de coluna de líquido.
Assim, ao selecionarmos um sensor de pressão hidrostática, como por exemplo a sonda de nível modelo LH-20, este sensor mede a altura dependente da força peso desta coluna de líquido como uma pressão hidrostática. A partir da pressão hidrostática medida e da densidade do produto é possível efetuar o cálculo de altura de enchimento de um tanque.
A medição do nível hidrostático tem alta popularidade há muitos anos e representa cerca de 40% de participação do mercado (Fonte: What’s driving the process level measurement & inventory tank gauging markets, 2011 by VDC Research Group, Inc.) como a forma mais frequente de medição de nível eletrônico. Acima de tudo, é notável por sua alta confiabilidade e seu custo de instalação muito baixo. A medição do nível hidrostático é, portanto, vista como sendo particularmente simples e robusta pelos seus usuários.
Para ver outras sondas de nível WIKA, acesse aqui.
Encontre mais informações sobre este assunto em nossa plataforma informativa (em inglês) “Hydrostatic level measurement”