A tecnologia de medição usada em compressores tende a aumentar cada vez mais. E por uma boa razão. O equilíbrio entre a demanda crescente de ar comprimido e o consumo reduzido de energia, também depende em grande parte do uso inteligente de instrumentos de medição. Os dados obtidos dessa maneira são usados para aumentar a eficiência da máquina e planejar a manutenção preventiva. Assim, são evitados longos períodos de inatividade e os custos consequentes.
Princípio de funcionamento dos compressores
Compressores são máquinas que aumentam a pressão de um gás, reduzindo seu volume. Os compressores aspiram o ar do ambiente. Em seguida, eles são compactados usando pistões (compressores de pistão) ou parafusos de bloqueio (compressores de parafuso). O ar comprimido é usado em uma variedade de aplicações: Para acionar motores, máquinas e ferramentas, limpar peças, encher pneus, em pneumáticos ou como respirador de ar para bombeiros e mergulhadores. À medida em que o ar é empurrado mais e mais para dentro de um vaso (o receptor ou o tanque de ar de um compressor), a pressão nele aumenta. Com o aumento da pressão do ar, sua temperatura também aumenta. Nos compressores resfriados a óleo, o óleo do compressor também esquenta.
Tecnologia de medição para operação ideal
A tecnologia de medição é parte integrante dos compressores modernos. Desde o manômetro simples, que mostra ao usuário o nível da pressão fornecida, até sensores eletrônicos de pressão e pressostatos. Termômetros mecânicos e elétricos ou pressostatos ajudam a utilizar o compressor de maneira ideal, sem superaquecê-lo. Por outro lado os sensores de nível, garantem que o condensado seja drenado automaticamente.
1: Entrada de ar – Pressão
2: Entrada de ar – Temperatura
3: Saída do estágio do compressor – Pressão
4: Saída do estágio do compressor – Temperatura
5: Tanque de ar comprimido – Pressão
6: Tanque de ar comprimido – Nível
7: Saída de ar comprimido – Pressão
8: Saída de ar comprimido – Temperatura
Tudo de uma fonte
Com o aumento da tecnologia de medição e a diversidade de tecnologias em compressores, o número de possíveis fornecedores também aumenta constantemente. Conscientizando alguns fabricantes com uma ampla gama de produtos pode ajudar a manter uma visão geral e reduzir custos.
A WIKA oferece a seus clientes todos os instrumentos de medição relevantes de uma única fonte. Desde manômetros e pressostatos para compressores de pistão, passando por termostato com aprovação UL até soluções eletrônicas para controle de pressão, temperatura e nível de compressores de parafuso. Muitos de nossos instrumentos de medição têm aprovação UL. Mesmo que isso não seja necessário para todos os instrumentos, facilita o comissionamento no local. As auditorias regulares da UL também comprovam a qualidade consistente do produto e da fabricação.
Nota
Mais informações sobre as várias soluções de medição que oferecemos para a construção de máquinas estão disponíveis no site da WIKA.