Este artigo descreve algumas razões pelas quais um manômetro digital de precisão pode ser uma escolha melhor para sua aplicação. Discutiremos duas categorias principais e, com o objetivo de identificá-las, chamaremos uma de manômetro digital de precisão e outra de indicador digital de pressão.

Escolher um medidor digital de pressão pode ser uma tarefa difícil se você não estiver ciente das diferenças sutis entre vários tipos. Um manômetro digital de precisão é definido aqui como qualquer dispositivo de medição de pressão que indique a pressão digitalmente usando um display eletrônico. Um manômetro digital de precisão é apresentado em contraste com um manômetro tradicional que usa um componente puramente mecânico para sentir e indicar a pressão. Estes tradicionais são usados há muito tempo na indústria. Eles normalmente indicam pressão usando um tubo Bourdon, que está mecanicamente ligado à um mostrador que gira em uma escala circular graduada.

Estes manômetros são projetados para dar uma indicação local e visual da pressão em um processo, mas normalmente não fornecem uma maneira de transmitir a leitura. Este tipo de medidores de precisão mecânica pode ser adequado para a sua aplicação, mas eles têm algumas desvantagens inerentes, como, desgaste mecânico, mostradores difíceis de ler, menor exatidão (tipicamente 1,0% a 5,0%) e alguma suscetibilidade à vibração mecânica. As vantagens são seu baixo custo e que eles não exigem nenhuma energia e, portanto, são seguros para uso em áreas classificadas.

Manômetro digital de precisão, modelo, CPG 1500

Manômetro digital de precisão, modelo, CPG 1500

Manômetro digital de precisão

Um manômetro digital de precisão se parece com um medidor de pressão tradicional, na medida em que possui uma conexão de processo integrada e uma caixa redonda com um display frontal. No entanto, no lugar do funcionamento mecânico, ele contém um transdutor de pressão e dispositivos eletrônicos que podem exibir digitalmente uma leitura de alta resolução da pressão. O display pode ser retroiluminado e incluir várias funções relacionadas à coleta e exibição de dados relacionados à pressão, incluindo registro de dados, exibição mín/máx, alarmes de pico, seleção de unidades, leitura de temperatura, função tara e muito mais. Aproveitando a eletrônica a bordo, o medidor também é capaz de transmissão remota de dados.
Quando o medidor deve ser usado em uma área classificada, certificações intrinsecamente seguras estão disponíveis. Este tipo de medidor digital de precisão geralmente tem uma classe de precisão de 0,02% a 0,5% FS, e as faixas podem ser tão baixas quanto10 polegadas de água a 150.000 psi.

Indicador digital de pressão, modelo CPG2500

Indicador digital de pressão, modelo CPG2500

Indicadores Digitais de pressão

Indicadores digitais de pressão estão normalmente disponíveis em uma caixa montada tipo “desktop” ou para montagem em rack. A caixa pode ter um ou vários sensores de pressão internos com conexões de pressão individuais e um display programável mostrando uma ou todas as leituras de pressão e várias funções auxiliares. Estes normalmente usam tubos para se conectar ao processo ou à uma porta de teste que está sendo monitorada. Eles também são capazes de comunicar e exibir as leituras de um ou mais transdutores de pressão remotamente montados.

Os mesmos podem ter uma variedade de funções que excedem as capacidades dos manômetros digitais de precisão descritos acima. São facilmente conectados a sistemas externos para troca de dados usando RS-232, IEEE-488, USB ou Ethernet. As configurações nesses dispositivos controlam a aparência do display, seleção de unidades, configurações de transmissão de sinal de pressão, resolução e ajustes em outras funções relacionadas à pressão. A emulação dos tipos de pressão pode ser alcançada usando um barômetro interno, e a emulação de pressão diferencial usando dois sensores internos é possível em alguns modelos. Este tipo é geralmente equipado com transdutores em uma classe de exatidão entre 0,01% FS até 0,008% R, com faixas tão baixas quanto 10 polegadas de água até 10.000 psi.

Monitoramento contínuo de processos

Para o monitoramento de um processo contínuo, um manômetro digital de precisão é uma boa escolha. Um gasoduto de processo, tanque ou qualquer navio pressurizado contendo líquido ou gás pode exigir uma indicação local exata de pressão de alta resolução. Este instrumento pode ser conectado diretamente ao processo no local de interesse. Grandes displays digitais com telas retroiluminadas minimizarão o erro de leitura. Os manômetros digitais de precisão também podem fornecer comunicação sem fio ou eletrônica para monitoramento remoto ou coleta de dados.

Conjunto de serviço hidráulico, modelo CPG-KITH

Conjunto de serviço hidráulico, modelo CPG-KITH

Padrões de transferência ou padrões de referência de calibração

Um indicador digital de pressão pode ser calibrado com uma frequência regular usando-se um padrão de laboratório e, em seguida, pode ser usado como um “padrão de transferência” portátil para verificar as leituras de um instrumento instalado em campo. Um indicador digital de pressão pode ser o melhor tipo para usar nesta aplicação, pois eles são geralmente equipados com transdutores de alta exatidão e a capacidade de ter múltiplas faixas, especialmente se eles estão equipados com sensores intercambiáveis.
Para fins de calibração, qualquer tipo de manômetro pode ser usado. No entanto, na calibração, uma fonte de pressão regulada e estável deve estar disponível, bem como uma maneira de ler a saída do dispositivo que está sendo testado. Se um manômetro mecânico estiver sendo calibrado, uma simples comparação das leituras é suficiente. Um manômetro digital de precisão pode ser equipado com uma bomba hidráulica ou pneumática para atuar como fonte de pressão. No entanto, existem muitos calibradores de pressão de campo multifunções que têm, sensor de pressão, geração de pressão e medição de sinal incorporados. Estes tipos de instrumentos de calibração de pressão portáteis são usados para calibração em campo, em áreas classificadas ou não.

Bancada de teste

Bancada de teste

Aplicações em bancada de teste

Quaisquer dos tipos de manômetros digitais de precisão podem ser usados com sucesso em uma bancada de teste de calibração. Dependendo das faixas que precisam ser testadas ou calibradas e preferências de design, uma bancada de teste pode tomar muitas formas, como incluir medidores digitais de precisão ou indicadores digitais de pressão, além de instrumentos de medição de sinal de processo, bombas de pressão, controladores de pressão e coletores, válvulas e integração de software. A bancada de teste mostrada aqui usa vários medidores digitais de pressão de diferentes faixas para fornecer um canal de calibração discreto para o dispositivo em teste.

Depois de levar em conta as diferenças nos manômetros digitais de precisão e várias aplicações, abaixo estão as cinco principais coisas a considerar ao escolher um medidor digital de pressão:

1. Faixa e exatidão: Certifique-se de que tanto a faixa de medição quanto a classe de exatidão escolhidas são adequadas para sua aplicação.

2. Materiais: Os materiais de construção do instrumento devem ser compatíveis com o meio utilizado em sua aplicação.

3. Características: Examine o conjunto de recursos para ver se correspondem às suas expectativas e aplicação. Verifique recursos como protocolos de comunicação para monitoramento remoto, tela digital e tamanho dos números do display, iluminação traseira, monitoramento mín/máx, registro de dados, outras funções estatísticas, etc.

4. Ambiente: A classificação de proteção de entrada (IP) e a classificação de localização perigosa para ambientes explosivos devem ser compatíveis com sua aplicação.

5. Compatibilidade de conexão: Os encaixes de pressão devem ser compatíveis ou adaptáveis às conexões de processo existentes.

Nota
Mais informações podem ser encontradas no site da WIKA. Se você tiver alguma dúvida, seu contato WIKA terá prazer em ajudá-lo.


Deixe uma resposta