Para o funcionamento de veículos elétricos on-road e off-road, as células de combustível hidrogênio têm vantagens importantes em comparação às baterias. Para garantir a segurança, governos e órgãos reguladores em todo o mundo continuam definindo e atualizando diretrizes, códigos e regulamentações para a mobilidade a hidrogênio e postos de abastecimento de H2.
A era do domínio total do motor de combustão tradicional está chegando ao fim. A percepção do público, no entanto, é que os veículos elétricos a bateria (VEBs) são a única alternativa hoje, principalmente quando se trata de carros de passeio. Para os compradores de carros elétricos, existem cada vez mais modelos para escolher, e a rede de estações públicas de recarga já é relativamente grande.
No entanto, existem duas desvantagens principais nos sistemas de acionamento por bateria:
- Alcance limitado – entre 112 e 322 km (70 e 200 milhas) por recarga, e menos ainda durante clima frio
- Tempo de carregamento relativamente longo, de várias horas até durante toda a noite para uma carga completa
Esses dois pontos negativos são o motivo pelo qual os VEBs hoje são utilizados principalmente para dirigir somente na própria cidade e em curtas distâncias.
A alternativa mais complexa são os motores elétricos movidos a células de combustível hidrogênio, a qual 78% dos empresários do setor automotivo acreditam que “será a razão da transição para a mobilidade elétrica.” Os veículos elétricos a célula de combustível (VECCs) estão no mesmo nível dos motores de combustão clássicos em termos de desempenho e parâmetros operacionais – autonomia, tempo de reabastecimento, resistência ao frio – mas com zero emissão de carbono. Esses atributos estão gerando o aumento de sua popularidade, especialmente para veículos locais e off-road. Milhares de empilhadeiras movidas a hidrogênio já são encontradas em armazéns e oficinas de produção nos EUA, liberando apenas vapor d’água em vez de monóxido de carbono e outros gases prejudiciais. Como os veículos movidos a hidrogênio não requerem horas para reabastecer, seus proprietários têm mais proveito com esse tipo de veículo do que com modelos movidos a bateria.
Regulamentos para Sistemas e Componentes de Hidrogênio
O hidrogênio é um gás altamente inflamável. Como tal, todos os componentes em um VECC devem ter certificação de segurança específica para a respectiva aplicação. Na UE, a regulamentação EC79/2009 estabelece os requisitos para sistemas de hidrogênio, desde testes de ruptura até testes de compatibilidade com hidrogênio para materiais metálicos (imunidade à fragilização). Este regulamento se aplica a veículos para uso em vias públicas; não tem implicações diretas para máquinas móveis industriais, que operavam apenas em instalações comerciais. No entanto, fabricantes e usuários ainda valorizam componentes com aprovação EC79/2009 para suas máquinas off-road, pois esta certificação garante a segurança operacional. Japão, Coreia do Sul, China e outros países possuem seus próprios requisitos regulamentares.
A SAE International (anteriormente Society of Automotive Engineers) desenvolve e recomenda padrões para as indústrias aeroespacial, automotiva e de veículos comerciais, incluindo a mobilidade a hidrogênio no mercado dos EUA. Estas são algumas normas relacionadas ao hidrogênio desenvolvidas pela SAE:
- Práticas de segurança recomendadas para projeto, construção, operação e manutenção: J2578
- Sistemas de combustível hidrogênio para veículos on-road: J2579
- Protocolos de abastecimento: J2601
- Qualidade do combustível: J2719
- Sensores de hidrogênio a bordo: J3089
Atualmente, o Programa de Hidrogênio do Departamento de Energia (DOE) dos EUA está trabalhando com especialistas da indústria, cientistas e organizações relevantes para elaborar códigos e normas para a produção, distribuição, armazenamento e utilização de hidrogênio. Com o financiamento do DOE, a Fuel Cell & Hydrogen Energy Association (Associação para Células de Combustível e Energia de Hidrogênio, em tradução livre) também auxilia esse comitê de coordenação. Como sempre, é necessário um equilíbrio cuidadoso entre a segurança pública e a promoção / adoção de novas tecnologias. A Coreia do Sul, por exemplo, em seu esforço para se tornar uma líder global em VECCs, facilitou os regulamentos sobre postos de abastecimento de hidrogênio.