Para o funcionamento de veículos elétricos on-road e off-road, as células de combustível hidrogênio têm vantagens importantes em comparação às baterias. Para garantir a segurança, governos e órgãos reguladores em todo o mundo continuam definindo e atualizando diretrizes, códigos e regulamentações para a mobilidade a hidrogênio e postos de abastecimento de H2.

A era do domínio total do motor de combustão tradicional está chegando ao fim. A percepção do público, no entanto, é que os veículos elétricos a bateria (VEBs) são a única alternativa hoje, principalmente quando se trata de carros de passeio. Para os compradores de carros elétricos, existem cada vez mais modelos para escolher, e a rede de estações públicas de recarga já é relativamente grande.

No entanto, existem duas desvantagens principais nos sistemas de acionamento por bateria:

Esses dois pontos negativos são o motivo pelo qual os VEBs hoje são utilizados principalmente para dirigir somente na própria cidade e em curtas distâncias.

A alternativa mais complexa são os motores elétricos movidos a células de combustível hidrogênio, a qual 78% dos empresários do setor automotivo acreditam que “será a razão da transição para a mobilidade elétrica.” Os veículos elétricos a célula de combustível (VECCs) estão no mesmo nível dos motores de combustão clássicos em termos de desempenho e parâmetros operacionais – autonomia, tempo de reabastecimento, resistência ao frio – mas com zero emissão de carbono. Esses atributos estão gerando o aumento de sua popularidade, especialmente para veículos locais e off-road. Milhares de empilhadeiras movidas a hidrogênio já são encontradas em armazéns e oficinas de produção nos EUA, liberando apenas vapor d’água em vez de monóxido de carbono e outros gases prejudiciais. Como os veículos movidos a hidrogênio não requerem horas para reabastecer, seus proprietários têm mais proveito com esse tipo de veículo do que com modelos movidos a bateria.

Regulamentos para Sistemas e Componentes de Hidrogênio

O hidrogênio é um gás altamente inflamável. Como tal, todos os componentes em um VECC devem ter certificação de segurança específica para a respectiva aplicação. Na UE, a regulamentação EC79/2009 estabelece os requisitos para sistemas de hidrogênio, desde testes de ruptura até testes de compatibilidade com hidrogênio para materiais metálicos (imunidade à fragilização). Este regulamento se aplica a veículos para uso em vias públicas; não tem implicações diretas para máquinas móveis industriais, que operavam apenas em instalações comerciais. No entanto, fabricantes e usuários ainda valorizam componentes com aprovação EC79/2009 para suas máquinas off-road, pois esta certificação garante a segurança operacional. Japão, Coreia do Sul, China e outros países possuem seus próprios requisitos regulamentares.

A SAE International (anteriormente Society of Automotive Engineers) desenvolve e recomenda padrões para as indústrias aeroespacial, automotiva e de veículos comerciais, incluindo a mobilidade a hidrogênio no mercado dos EUA. Estas são algumas normas relacionadas ao hidrogênio desenvolvidas pela SAE:

  • Práticas de segurança recomendadas para projeto, construção, operação e manutenção: J2578
  • Sistemas de combustível hidrogênio para veículos on-road: J2579
  • Protocolos de abastecimento: J2601
  • Qualidade do combustível: J2719
  • Sensores de hidrogênio a bordo: J3089

Atualmente, o Programa de Hidrogênio do Departamento de Energia (DOE) dos EUA está trabalhando com especialistas da indústria, cientistas e organizações relevantes para elaborar códigos e normas para a produção, distribuição, armazenamento e utilização de hidrogênio. Com o financiamento do DOE, a Fuel Cell & Hydrogen Energy Association (Associação para Células de Combustível e Energia de Hidrogênio, em tradução livre) também auxilia esse comitê de coordenação. Como sempre, é necessário um equilíbrio cuidadoso entre a segurança pública e a promoção / adoção de novas tecnologias. A Coreia do Sul, por exemplo, em seu esforço para se tornar uma líder global em VECCs, facilitou os regulamentos sobre postos de abastecimento de hidrogênio.

Entre em contato conosco para maiores informações.


Deixe uma resposta