Filter monitoring with differential pressure gauges

O monitoramento do filtro é uma tarefa básica dos manômetros diferenciais – a pressão diferencial aumenta assim que o filtro é entupido. Os instrumentos de medição, portanto, sinalizam quando há necessidade de limpar ou substituir o filtro. A eficiência de tal solução pode ser ilustrada pelo exemplo dos manômetros WIKA da série DELTA no tratamento de água.

Com microinterruptor e indicação da operação, o manômetro diferencial WIKA, modelo DPGS40, permite o monitoramento seguro do filtro.

Na indústria de água, a osmose reversa é um processo amplamente utilizado para separar a água de substâncias indesejadas. Os sistemas de filtros tradicionais funcionam com membranas semipermeáveis.

Para monitoramento de filtros, um fornecedor internacional de soluções para o tratamento de água potável, industrial e residual utiliza os manômetros diferenciais da WIKA, modelo DPGS40, em suas fábricas na Alemanha. O dispositivo mede a pressão em ambos os lados da membrana.

Intervenção no momento certo

Além de mostrar a pressão diferencial no local, o manômetro possui um microinterruptor integrado. O centro de controle recebe um sinal de advertência quando um valor limite definido é atingido, permitindo que o operador providencie a limpeza ou substituição do filtro em tempo hábil. Devido ao seu princípio de medição mecânica, o monitoramento do filtro também funciona de forma confiável em caso de queda de energia.

Monitoramento contínuo

A intervenção imediata no filtro é necessária por dois motivos. Primeiro: evita possível contaminação da água. Em segundo lugar: o operador economiza energia com a ajuda do monitoramento contínuo do filtro. Quanto mais sujo um filtro, mais difícil será o trabalho da bomba para o fluxo desejado no meio.

Indicação de pressão de trabalho integrada

O cliente escolheu o manômetro da linha DELTA para monitoramento de filtro por outro motivo: a indicação de pressão de trabalho integrada. Esta informação é importante para o gerente da planta porque permite prever o desempenho da bomba. Para obter essas informações sem a solução 2 em 1, ele teria de configurar um local de medição adicional.

Outros requisitos de medição

Além do monitoramento do filtro, os manômetros diferenciais da série DELTA são adequados para tarefas de medição de nível e vazão. Em diferentes versões, eles cobrem uma ampla gama de aplicações. Os instrumentos DPGx estão disponíveis com saída de sinal analógico e até dois microinterruptores. Todos têm certificação ATEX. Também existe uma versão com certificação SIL e aprovação DNV-GL para aplicações marítimas.

Nota
Para mais informações técnicas sobre os produtos, consulte as linhas de produtos de manômetros e manômetros com contato no site da WIKA. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Leia também nosso artigo
Monitoramento de filtro: um componente crucial para uma operação eficaz no plano energético


Deixe uma resposta