O hexafluoreto de enxofre (SF6) é um gás amplamente utilizado em painéis elétricos em usinas de energia e no setor de transmissão e distribuição de energia elétrica por suas propriedades dielétricas de primeira linha. Este gás é um excelente isolante, até três vezes melhor do que o ar e o nitrogênio, e funciona como um supressor de arco eficiente durante os processos de comutação. Para controle das condições ideias em equipamentos isolados a gás SF6, vem se utilizando o monitoramento online de ativos nas subestações visando a redução de riscos operacionais e segurança na operação.

As manobras de comutação liberam grandes quantidades de energia que são absorvidas pela quebra do SF6 em seus componentes, enxofre e flúor, que se recombinam após um curto período de tempo para formar o SF6 novamente. Todos os painéis elétricos que utilizam SF6 como isolante são hermeticamente vedados. No entanto, durante a vida útil média de 30 anos desse tipo de equipamento, pode ocorrer entrada de umidade e alterar a capacidade de recombinação dos elementos do SF6. Quando o teor de umidade do gás alcança determinados níveis, o enxofre e o flúor começam a formar substâncias altamente tóxicas e corrosivas, tais como dióxido de enxofre (SO2), ácido fluorídrico (HF) e decafluoreto de dienxofre (S2 F10). Esses compostos não apenas diminuem o volume de isolante dielétrico, mas também criam um ambiente ácido que agride e danifica as superfícies internas dos reservatórios de gás e podem comprometer a segurança. Portanto, é fundamental monitorar e controlar os níveis de umidade no gás SF6 para evitar a degradação do gás e garantir um isolamento adequado.

Transmissor para monitoramento online, modelo GDHT-20

Transmissor para monitoramento online, modelo GDHT-20

 

Solução Eficiente


Com o crescente desenvolvimento e onipresença de rede inteligente e de monitoramento online para usinas de energia e operações de transmissão e distribuição, o monitoramento contínuo e digital do nível de umidade do gás está substituindo o método mais complexo e mais caro de análise de umidade do gás em intervalos definidos. O monitoramento online não requer o desligamento do equipamento e evita despesas adicionais com transporte de pessoal e instrumentação para medições no local. Com o monitoramento contínuo, as tendências são facilmente identificadas, possibilitando uma manutenção mais bem planejada e direcionada com base nas condições do equipamento. Esse monitoramento online proativo diminui o risco de falha, reduz os custos operacionais e garante operações seguras. A WIKA, além de possuir uma linha completa de instrumentos para SF6, também desenvolveu um transmissor multifuncional para medir a temperatura, pressão, densidade e umidade do gás. O GDHT-20 é um sistema compacto e abrangente com saída digital que permite o monitoramento contínuo de todos os parâmetros relevantes sobre a condição do gás. Ele usa tecnologia de sensor de alta precisão e proteção de entrada IP65. Com a estabilidade de longo prazo de seu sinal, o GTDH-20 não requer manutenção nem recalibração. Suas características eletromagnéticas garantem uma saída de dados livre de interferências. A interface do sistema se comunica por meio do protocolo MODBUS, minimizando os custos de programação e fiação e provendo fácil integração com equipamentos de monitoramento de rede inteligente.

Observar as condições do gás por meio da função de monitoramento online do GDHT-20 ajuda a melhorar a segurança da usina, além de reduzir estoques e agilizar a infraestrutura, promovendo operações e manutenção mais eficientes.

Entre em contato com os especialistas da WIKA hoje mesmo para saber mais sobre os benefícios deste sistema em sua usina.


Deixe uma resposta