Numa calibração em campo, geralmente é necessária uma quantidade considerável de equipamentos para a realização da calibração. Além do indicador de pressão, um meio de gerar a pressão e, no caso de transmissores, também uma fonte de energia e um indicador de sinais elétricos.

Lidar com uma ampla gama de dispositivos não é apenas complicado; também custa tempo e contém muitas incógnitas devido às inúmeras atividades manuais. Aqui entra em cena o conceito de “multicalibrador”!
Multicalibradores tem sido cada vez mais o instrumento preferido na visão dos especialistas em instrumentação. Sua versatilidade proporciona rápidas intervenções na instrumentação de processos industriais e tornam o trabalho mais eficaz, uma vez que o multicalibrador traz um “laboratório de calibração” a bordo!

A calibração em campo (ou no local) permite tarefas de verificação flexíveis e reduz o tempo de inatividade dos dispositivos a serem calibrados ao mínimo, principalmente com a ajuda de equipamentos multifuncionais. Pressão, temperatura, tensão, corrente: um instrumento multifuncional portátil permite tarefas de verificação diversificadas e muito mais rápidas.

Também há que se considerar que, quando se realizam calibrações em campo, deve-se atender às particularidades operacionais e de segurança dos processos industriais, o que não é uma tarefa simples. Em especial nas indústrias de O&G, Química e Petroquímica, a segurança e eficiência “andam de mãos dadas”; e os requisitos para execução de serviços dentro de áreas classificadas são (como não poderiam deixar de ser!) bastante rígidos. Todo e qualquer instrumento utilizado dentro de tais áreas devem atender aos rígidos padrões de segurança estabelecidos por normas (aqui no Brasil pela série de normas ABNT NBR 60079). Para a execução de um teste ou uma calibração em áreas classificadas, o seu multicalibrador padrão obviamente necessita ser aprovado para uso neste tipo de ambiente industrial, sendo que no Brasil é obrigatória a aprovação através de um OCP (Organismo de Certificação de Produtos) acreditado pelo INMETRO, mesmo que este instrumento já tenha uma certificação realizada fora do país.
Além disso ele deve prover as características metrológicas compatíveis com os instrumentos de processo que se deseja calibrar, como por exemplo a exatidão da medição. Mas e se esta ferramenta proporcionar diversas outras funcionalidades com o intuito de tornar o trabalho do dia-a-dia mais simples e eficaz? Seria uma experiência interessante, você concorda?

O multicalibrador de processos WIKA modelo CPH7000 na “versão standard” ou na “versão Ex”,  possui uma interface “touch screen” intuitiva, com sensor e bomba de pressão integrados ao instrumento (-1 a 25bar), podendo medir pressões relativas, absolutas e diferenciais com exatidão de até 0,025%FE, sensores externos para até 10.000bar (150.000 psi), barômetro integrado, funções estatísticas, “app´s” nativos para teste de pressostatos, registrador de dados, configuração automática das rampas de calibração com visualização gráfica dos resultados em tempo real. O módulo elétrico também pode medir e avaliar todos os sinais em tecnologia de dois ou três fios ou gerar sinais de corrente (por exemplo, 4 … 20 mA) e assim simular as condições do sensor.

O calibrador não requer esforço físico para manusear, pesando aproximadamente 2,5 quilos. Uma bateria especial e compacta foi projetada para fornecer energia por até 8 horas em operação contínua com um curto tempo para recarregamento. A pressão de teste é produzida com uma bomba manual que atinge mais rapidamente o valor da pressão (positiva ou negativa) devido ao maior curso.

Aliás, é importante destacar que com um sistema integrado é possível descartar possíveis fontes de erro, bem como atrasos na documentação de todos os processos durante uma “rodada de calibração”. O pessoal envolvido pode dispensar uma caneta e papel, pois todos os valores medidos e outros parâmetros são gravados e atribuídos automaticamente. O data logger do CPH7000 pode gravar mais de um milhão de pacotes de dados e tem capacidade de armazenamento quase ilimitada na prática. Todos os dados podem ser transmitidos posteriormente via WIKA-Wireless para um dispositivo com o software WIKA-Cal para processamento adicional. Os operadores também podem criar rotinas de calibração com o software WIKA-Cal e enviá-las ao calibrador antes de ir a campo.

Tudo isto de forma simples e rápida. A interface intuitiva do CPH7000 guiará passo-a-passo o acesso a todas suas funcionalidades. É só escolher o que deseja fazer e seguir as instruções da tela!!

Para fornecer a melhor solução para a sua necessidade, a WIKA dispõe de especialistas que podem ajudá-lo na escolha dos instrumentos e acessórios para suas atividades de calibração e testes. Consulte-nos!



Deixe uma resposta