Pressostatos são frequentemente usados para monitorar e controlar as funções de segurança, a fim de sinalizar qualquer sobre ou subpressão e, assim, prevenir qualquer dano ao maquinário ou ao sistema. Os interruptores com a função de comutação normalmente aberta são os interruptores usados com maior frequência, uma vez que, com o acionamento da função de comutação, eles completam um circuito e, portanto, podem ativar diretamente o processo subsequente.

Contatos normalmente abertos ou interruptores com a função de comutação normalmente aberta são bem conhecidos na vida diária: como por exemplo em interruptores de luz. Um interruptor de luz é geralmente um contato normalmente aberto que, na atuação, fecha um circuito e, assim, permite que a corrente flua para a lâmpada conectada em série (veja a figura). Uma chave com contato normalmente aberto muda sua saída de comutação de aberta para fechada quando excede o ponto de comutação definido.

Exemplos de aplicação de pressostatos com função de contato normalmente aberto

A função de contato normalmente aberto é amplamente utilizada em aplicações industriais, uma vez que permite o controle direto de uma função de segurança ou controle. Quando um pressostato com a função normalmente aberto detecta que um valor crítico de pressão foi atingido, ou seja, o valor limite foi excedido, o comutador completa um circuito. Se temos um sistema de segurança, como um sistema de parada de emergência ou um alarme, ligado em série com o interruptor, então ele será energizado e, com isso, ativado diretamente – efetivamente ligado. Assim, um pressostato com uma função normalmente aberta cumpre as funções de controle direto quando a pressão excede ou cai abaixo do valor crítico.

Pressostatos mecânicos são frequentemente usados para o controle direto de cargas maiores, tais como motores ou bombas, uma vez que, dependendo do seu projeto, eles frequentemente apresentam uma corrente de chaveamento suficiente. Pressostatos eletrônicos, e também pressostatos mecânicos com contatos de ouro, são normalmente monitorados por um PLC ou sistema de controle central. O PLC aciona a função de segurança com um circuito separado. Primeiramente, os pressostatos ainda são usados hoje como um componente de segurança onde, embora a pressão do sistema já esteja sendo monitorada continuamente, uma pressão crítica (e, portanto, um risco para pessoas e máquinas) deve ser evitada.

Além da função normalmente aberta, os fabricantes de pressostatos oferecem uma ampla gama de funções de comutação para todas as aplicações, como normalmente fechado ou reversível. Contatos normalmente aberto e normalmente fechado cobrem mais de 95% de todas as aplicações de pressostatos, enquanto o contato reversível é usado principalmente para aplicações específicas.

Sua pessoa de contato terá prazer em ajudá-lo a selecionar um interruptor de pressão adequado.



Deixe uma resposta