Pontos de comutação nas faixas de vácuo

A configuração dos pontos de comutação de um pressostato eletrônico para uma aplicação na faixa de vácuo não é uma tarefa autoexplicativa. O artigo a seguir explica, portanto, o que precisa ser levado em conta com essa configuração. Envolve um pressostato com função de histerese. Instrumentos com esta configuração são mais frequentemente instalados em aplicações industriais.

Pressostatos eletrônicos, como os modelos WIKA PSD-4 e PSD-4-ECO ou o sensor de pressão A-1200 com IO-Link, operam como “normalmente fechado” ou “normalmente aberto”, dependendo da tarefa. Os gráficos a seguir ilustram ambas as funções de comutação com os respectivos pontos e reset:

 

Em princípio, aplica-se o seguinte: O ponto de comutação (SP) é maior que o ponto de reset (RP) e o início da faixa de medição (MRS) é sempre menor que o fim da faixa de medição (MRE). Esta regra pode ser facilmente compreendida com ajustes para pressões de ar ambiente.

Exemplo: Controle de uma bomba de vácuo

Ajustar os pontos de comutação na faixa de vácuo requer mais atenção. Para ilustrar, tomemos o controle de uma bomba de vácuo, por exemplo, que deve manter um vácuo entre -0,7 bar e -0,5 bar. Para a tarefa descrita, selecionamos um pressostato com faixa de medição de -1 … 0 bar.

O início da faixa de medição (MRS) é, portanto, -1 bar, o fim da faixa de medição (MRE) é 0 bar. Isto significa: A 0 bar (= início de funcionamento) o interruptor deve ser fechado para ligar a bomba de vácuo. Se a pressão cair para -0,7 bar, a chave deve abrir e parar a bomba. Assim que a pressão atingir o valor limite superior de -0,5 bar, a bomba deve iniciar novamente e funcionar até que a pressão caia novamente para -0,7 bar.

Como os pontos de comutação devem ser ajustados dentro desta faixa de vácuo? Vamos tirar as duas fotos e explicar MRS e MRE:

 

Aqui fica claro que a função “normalmente aberta” deve ser selecionada, caso contrário a bomba não ligaria. Após inserir os pontos de comutação, obtém-se o esquema, que mostra como funciona o pressostato de acordo com o exemplo:

Nota
Informações sobre os pressostatos eletrônicos da WIKA podem ser encontradas no site da WIKA . Se você tiver alguma dúvida, seu contato terá prazer em ajudá-lo.



Deixe uma resposta