Na indústria de construção de máquinas, tornou-se prática comum a utilização de pressostatos eletrônicos. O uso de pressostatos mecânicos está em declínio. As vantagens da versão eletrônica do pressostato são um display digital, pontos de chaveamento ajustáveis e maior confiabilidade. Um pressostato eletrônico é baseado em um sensor de pressão eletrônico (muitas vezes também conhecido como um transmissor de pressão) e, portanto, também possui a mesma funcionalidade. Por causa dos interruptores eletrônicos integrados usados para abrir ou fechar o circuito elétrico, ele é capaz de executar tarefas de controle simples.
O ponto de comutação e o ponto de reinicialização podem ser ajustados individualmente e convenientemente no dispositivo. Por definição, um pressostato apenas fornece os sinais binários, tais como ponto de comutação ou ponto de reposição “alcançado” ou “não alcançado”, mas não fornece qualquer informação sobre até que ponto a pressão atual está longe do ponto de comutação ou do ponto de reposição “alcançado”. Por esta razão, muitos pressostatos possuem um display e, adicionalmente, um sinal de saída analógico. Isso permite verificar a pressão aplicada ou os parâmetros ajustados no visor.
Naturalmente, o valor de pressão também pode ser transmitido através do sinal de saída analógico para uma unidade de controle. Este tipo de pressostato eletrônico pode ser considerado um instrumento 3 em 1. Ele combina um interruptor eletrônico, um transmissor de pressão / sensor de pressão e um display digital em um único instrumento. Além do pressostato eletrônico PSD-30, a WIKA também oferece os termostatos eletrônicos e chaves de nível eletrônicos com mesmo design.
O que é um pressostato eletrônico?
Rafael Derencio2 respostas para
Deixe uma resposta
Para usar o pressostato para comandar bomba de água é necessário tanque de pressão ?
Bom dia Juarez,
Para uma resposta mais precisa, precisamos de mais alguns dados e condições do seu processo.
Os pressostatos (mecânicos ou eletrônicos ) são sensores que medem a pressão em linhas, tanques ou processos contínuos e então comutam as saídas quando determinada pressão ajustada é alcançada.
Esse sinal é enviado aos controladores (DI) para leitura e então execução a lógica de intertravamento de determinado processo na malha de controle.
Para usar o pressostato é necessário somente que exista uma pressão de linha, não necessariamente um tanque.
Caso tenha mais duvidas, pode entrar em contato conosco pelo telefone 15 3459-9700.