O princípio de funcionamento do indicador de nível magnético é amplamente utilizado na medição de nível. A interação entre os ímãs da boia interna da câmara e as bandeirolas magnéticas externas fornecem informações contínuas sobre o nível de fluido, praticamente sem necessidade de manutenção. Este tipo de indicador de nível não requer alimentação elétrica, o que o torna ideal para as mais diversas aplicações industriais.

O princípio de funcionamento do indicador de nível magnético se baseia nos efeitos que um ímã possui sobre outros ímãs próximos (campo magnético). A mecânica é simples e muito eficaz, gerando informações confiáveis e consistentes para monitoramento e registro contínuo dos níveis do fluido.

Qual é o princípio de funcionamento do indicador de nível magnético?

O princípio de funcionamento por trás de um indicador de nível magnético

O princípio de funcionamento por trás de um indicador de nível magnético

O princípio de funcionamento por trás de um indicador de nível magnético é que o instrumento de medição compartilha o mesmo fluido — e, portanto, o mesmo nível — que o tanque. O indicador de nível é anexado ao reservatório e se conecta diretamente com o fluido a ser medido (tomadas de medição by-pass). Na câmara (internamente), há uma boia magnética que repousa na superfície do fluido. Conforme o nível de fluido sobe ou desce, o mesmo ocorre com a boia. Conforme ela se move para cima ou para baixo, o imã interno gira uma série de bandeirolas magnéticas ou flaps de duas cores, alterando a indicação externa de uma cor para outra.

Uma vez que o funcionamento do indicador de nível magnético depende da interação entre os ímãs, esses instrumentos de medição de nível não precisam de uma fonte de energia. Além disso, a necessidade de manutenção é praticamente nula. Uma vantagem adicional: A força magnética da boia do indicador pode acionar, também, os interruptores ou transmissores de nível opcionais montados externamente à câmara, que possuem versões aprovações para utilizações em áreas classificadas (Ex d / Ex ia) ou sem classificação. As bandeirolas coloridas são fáceis de enxergar mesmo à distância e podem ter como opcional uma escala externa para leituras mais precisas. Assim como em qualquer instrumento de medição de nível, o tamanho e o material do flutuador são escolhidos de acordo com os dados do processo (meio), temperatura, pressão e densidade do fluido. processo.

Indicadores de Nível Magnéticos de Alto Desempenho da WIKA

A WIKA possui mais de 60 anos de experiência neste campo, pois nossa subsidiária KSR-Kuebler é detentora de uma das primeiras patentes de indicadores de nível magnéticos. A WIKA do Brasil produz, em sua unidade fabril em Iperó/SP, o modelo BNA, uma linha completa de indicadores de nível magnéticos de alta qualidade que fornecem informações de nível precisas durante anos. A boia em cada indicador de nível magnético é dimensionada especificamente para cada aplicação com base nos dados de processo. Os materiais do ímã da boia são cuidadosamente selecionados para minimizar o tamanho da boia e consequentemente da câmara, além de otimizar o material e a espessura da parede do tubo. As câmaras com indicadores tipo bypass podem ser fabricadas em diferentes tipos de aço inoxidável, ligas especiais (Hastelloy®, Inconel®, etc.) e outros materiais (Teflon™, PVC, etc.) para se adequar aos mais diversos requisitos de materiais e processo (temperatura, pressão e densidade).

Os indicadores de nível magnético modelo BNA são altamente adaptáveis e customizáveis. Eles podem trabalhar com temperaturas entre -80°C e 450°C, pressões de vácuo a 420 bar e densidades ρ ≥ 400 kg/m3. As bandeirolas magnéticas podem ser nas cores vermelho-branco, amarelo-preto ou fluorescente. As escalas externas (comumente chamadas de réguas) podem ser gravadas em unidades imperiais (pés / polegadas), unidades métricas (mm / cm / m) ou percentuais, ou até mesmo personalizadas de acordo com suas necessidades. Você também pode escolher entre vários tipos de conexões de processo, tamanhos de conexão, contatos elétricos e transmissores de nível externos, respiros (vents) e drenos, incluindo ou não válvulas de bloqueio. Outras opções úteis incluem isolamento de alta temperatura e isolamento criogênico.

Os indicadores de nível magnético modelo BNA se adaptam à maioria das aplicações industriais e comerciais em:

  • Refinaria e indústrias químicas
  • Plantas de energia e tecnologia para usinas
  • Aquecedores de água de alimentação e caldeiras
  • Indústrias de petróleo e gás
  • Exploração e perfuração on/offshore
  • Estações de compressores
  • Indústrias de papel e celulose
  • Alimentos e bebidas
  • Usinas de gás
  • Indústrias farmacêuticas

Um instrumento de medição de nível baseado no princípio de funcionamento do indicador de nível magnético pode fornecer a precisão e a confiabilidade que você e seu processo precisam. Será um prazer auxiliá-lo a encontrar a melhor solução para sua aplicação.

Mais informações sobre nossos produtos para medição de nível podem ser encontradas diretamente no site da WIKA. Em caso de dúvidas entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.


Deixe uma resposta