Dentro do ambiente industrial, independente do segmento, as variáveis como pressão, temperatura e nível, precisam de constante avaliação. Sendo assim, percebemos que o uso de instrumentos de medição é indispensável. Eles precisam, ainda, ser adaptados aos meios de processo. Quando o assunto é pressão, as leituras são feitas principalmente com a ajuda de manômetros ou transmissores. Apesar de serem instrumentos de medição bastante robustos, eles podem sofrer danos durante a medição. Uma saída eficaz para esse problema é a utilização de selos de proteção, também conhecidos como selos diafragma.

Aplicação de selos diafragma em instrumentos de medição

O selo diafragma é acoplado ao instrumento de medição a fim de criar uma barreira/proteção contra diversos tipos de situações, como a corrosão, por exemplo. Resultando em danos às partes molhadas do manômetro, que podem não suportar a agressividade do fluido de processo. Além de, claro, servir como separador de meios e evitar o contato com as substâncias em uso, que podem, por sua vez, serem tóxicas, possuírem sólidos em suspensão ou estarem em temperaturas extremas (para mais ou menos). A aplicação do selo ao instrumento de medição colabora, também, para a prevenção de ataques químicos, evitando a deterioração do maquinário. Em consequência, evita-se o contato dos fluidos com o meio exterior, que pode, tanto ser contaminado quanto gerar problemas de contaminação no ambiente. Ou provocar, ainda, o congelamento, o superaquecimento ou danos irreversíveis ao sistema do próprio manômetro.

Benefícios dos sistemas: selo diafragma + instrumento de medição

A linha de selos diafragma oferece aos instrumentos de medição vantagens como:

  • Proteção extra: devido à liga de metais com que os selos são produzidos;
  • Confiabilidade da medição: os selos são acoplados ao sistema por conexão direta;
  • Multiplicidade de instalação: alguns modelos podem ser aplicados mesmo em locais isolados ou com parede espessa em tubulações. E até mesmo na construção de tanques de armazenamento;
  • Alta adaptabilidade: o tipo de conexão pode variar conforme as necessidades do projeto;
  • Conformidade com as normas regulamentadoras: garante segurança na operação ainda que as condições de processo sejam carregadas de especificidades.

Todos esses diferenciais dão à linha de selos, garantia de qualidade e exatidão nos processos de medição.

Funcionamento e montagem

O selo de proteção é sempre acoplado a um instrumento de medição de pressão ou pressostato e também a uma linha de transmissão. Claro que a instalação vai depender da planta e das suas necessidades. Mas é importante destacar que para uma operação segura, os sistemas devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante. Logo, o ideal é que a compra dessas partes não seja feita separadamente, ao contrário, deve ser feita a compra como um único sistema.

Outro ponto importante é sobre a montagem do selo diafragma ao instrumento de medição. Isso porque existem componentes internos que são bastante sensíveis e quando danificados, podem resultar em imprecisões ou falha completa na medição. A escolha do sistema deve levar em consideração o tipo de conexão, a liga de materiais utilizados, temperatura permissível, pressão diferencial, tempo de resposta da medição etc. Sendo assim, o melhor caminho é a compra sob medida dessas soluções. Com isso as chances de falha são insignificantes. Ademais, é preciso mencionar sobre os limites de operação. São eles que determinam as faixas de temperatura (média e ambiente), pressão e preenchimento do sistema e não podem, em hipótese alguma, serem extrapolados, nem para mais ou para menos. Isso pode provocar, entre outros problemas, o desequilíbrio do sistema, afetando o seu processo.

O processo de manutenção de um selo diafragma

A manutenção de instrumentos de medição usados em processos industriais é uma atividade que, muitas vezes, pode ser extremamente cara e levar um longo período de tempo para ser realizada. Portanto, no momento de considerar a aquisição de um novo dispositivo para a planta industrial na qual você trabalha, é fundamental analisar a fundo os procedimentos de manutenção que serão necessários durante a operação da ferramenta.

O selo diafragma não é um dispositivo que demanda uma grande operação para sua manutenção. Na realidade, o selo de proteção não requer nenhum tipo de reparo desde que a escolha do sistema seja adequada ao seu processo, o que é extremamente positivo. Pois, além de economizar custos com a proteção do manômetro e demais instrumentos de medição, o selo também reduz a preocupação com a adição de mais cuidados. Mas, apesar de o selo diafragma não demandar grandes manutenções, é importante verificar com frequência como está o funcionamento do sistema de medição, ou seja, como o selo atua em conjunto com o manômetro. Essa atividade é fundamental para assegurar a precisão da medição. Além disso, dependendo do tipo de substância usada no processo no qual o selo é empregado, também é recomendado que a limpeza do equipamento seja feita com certa frequência.

Limpeza é um processo necessário!

Ainda que o selo de proteção não demande um grande trabalho de cuidados e averiguação, é preciso realizar a limpeza do equipamento, especialmente quando o selo está em contato com substâncias tóxicas ou meios abrasivos, viscosos e cristalizantes, onde a higienização do dispositivo deve ser feita de maneira mais cuidadosa.

De forma geral, a limpeza é feita de forma muito simples. Apenas com a utilização de um pano úmido já é possível realizar a higienização do selo. Uma alternativa para facilitar a limpeza é a compra adicional de um anel de limpeza no caso dos selos com conexão flangeada ou ainda, aquisição de uma conexão de limpeza para alguns modelos de selos rosqueados.

Outro ponto a ser considerado em relação a limpeza do equipamento é que alguns cuidados devem ser tomados devido à delicadeza de alguns componentes do selo. Portanto, é fundamental analisar se a substância utilizada no processo de higienização é compatível com o material da fabricação do selo. Porque sabemos que você não quer perder o seu instrumento de medição.

Busque por um especialista

A escolha de qualquer instrumento de medição ou proteção deve ser feita de forma meticulosa. Assim, é importante sempre contar com o auxílio de quem entende do assunto, como os especialistas da WIKA do Brasil. O nosso time está sempre disposto a atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre selos diafragmas, manômetros e qualquer dispositivo disponível no vasto portfólio de WIKA do Brasil. Entre em contato por meio de um clique. O que um instrumento de medição precisa é de cuidados e alta tecnologia. Procure por soluções adequadas, procure pela WIKA do Brasil!


Deixe uma resposta