Wiederholbarkeit oder Nichtwiederholbarkeit

Como profissional da área técnica, às vezes você enfrenta o desafio de tomar decisões para as quais não há “certo” ou “errado”. O que parece ser muito filosófico, a princípio tem um fundo muito real. A repetibilidade ou, na verdade, a não repetibilidade de um pressostato descreve com qual exatidão ele alterna o set point desejado para o mesmo valor de pressão. Isto torna esta informação uma das mais importantes, senão a mais importante para especificação de pressostatos. Não menos importante, por este motivo, aplica-se a seguinte regra: quanto melhor a (não) repetibilidade, mais caro será o pressostato. O problema real está na designação desta especificação. O que é certo: repetibilidade ou não repetibilidade?

Definição científica

Do ponto de vista técnico-matemático, a questão é respondida rapidamente: A repetibilidade descreve a exatidão com a qual o contato alterna o set point desejado para o mesmo valor de pressão, enquanto a não repetibilidade é o oposto e, portanto, descreve com que inexatidão o contato comuta no set point desejado para um determinado valor de pressão.

Em um exemplo concreto, funcionaria assim: se a repetibilidade é de 99%, a não repetibilidade é de 1%. Em outras palavras: O ponto de comutação real pode ser de até 1% diferente do evento de comutação.

Abordagem global

Em alguns mercados-alvo e, na verdade, no padrão britânico para pressostatos, é comum referir-se à não repetibilidade como repetibilidade. Confuso? O que se quer dizer é que o termo repetibilidade significa não repetibilidade do ponto de vista técnico-matemático. Portanto, o pressostato do exemplo acima teria uma repetibilidade de 1%.

É, portanto, desafiador quando um fabricante, como a WIKA atende aos mais diversos mercados-alvo com diferentes tipos de contatos. O desafio para as linhas de produtos é querer falar a linguagem do cliente para cada aplicação específica e consequentemente ter que escolher entre repetibilidade e não repetibilidade. Mas e quanto ao portfólio e os aspectos comerciais ? Como explicar a eles quando queremos dizer a mesma coisa com dois termos que significam o oposto ?

Conclusão

Como não há “certo” ou “errado” como já foi descrito, você também encontrará os dois termos com a WIKA. E basicamente, não importa se o termo repetibilidade ou não repetibilidade é usado na folha de dados, porque se o valor for pequeno, pode-se ter certeza de que a não repetibilidade é sempre entendida do ponto de vista técnico-matemático. Visto que um contato com um erro de 99% dificilmente seria útil em uma aplicação.

Nota
Para mais informações sobre a nossa gama de pressostatos, visite o site da WIKA.


Deixe uma resposta