Play it safe with double block & bleed

Qual é a maneira mais segura de isolar um processo? Para esta questão deve ser aplicada a norma HSG 253, que responde de forma objetiva: por meio de uma válvula de instrumentação com duplo bloqueio e dreno (DBB, sigla em inglês Double Block & Bleed). Essa configuração para minimizar riscos se aplica especialmente a processos com meio crítico, entre outros.

Normalmente, uma válvula de duplo bloqueio e dreno é um monobloco. Possui duas válvulas de bloqueio e uma válvula de respiro (dreno). Em caso de falha, se a válvula de bloqueio no lado do processo não fechar, a segunda válvula de bloqueio evita o vazamento descontrolado do meio ou a contaminação externa do processo.

Para aplicações com meio líquido ou viscoso, são utilizadas válvulas de bloqueio do tipo esfera. Para maior prevenção de danos, as válvulas esfera da WIKA têm uma combinação de vedação polimérica e metal: se a vedação PEEK ou PTFE falhar, a pressão empurra a esfera em direção a vedação metálica. O sistema redundante é testado quanto a vazamentos de acordo com as normas BS6755 / ISO 5208, taxa de vazamento “A”.

Conjunto de medição com válvula esfera no modelo DB

Conjunto de medição com válvula esfera no modelo DBB: as válvulas esfera da WIKA apresentam um sistema redundante de vedação polímero-metal. No caso de falha da vedação “macia” (destacada em amarelo), a pressão empurra a esfera em direção a vedação de metal.

A configuração de duplo bloqueio e dreno oferece uma proteção tripla:

  • Para o usuário
    Os instaladores e técnicos podem trabalhar em um local de medição com meio crítico, sem medo de entrar em contato com o mesmo. A manutenção ou substituição segura do instrumento de medição é, portanto, possível com a utilização de uma válvula de duplo bloqueio.
  • Para o meio ambiente
    Válvulas de instrumentação com duplo bloqueio e dreno evitam que o meio do processo escape para o ambiente. As válvulas esfera e agulha WIKA evitam até mesmo emissões fugitivas com o uso do modelo apropriado. Essas versões são fabricadas de acordo com as normas ISO 15848-1 e VDI 2440 (TA Luft).
  • Para os instrumentos
    A solução de duplo bloqueio e dreno oferece ao instrumento de medição conectado proteção ideal contra possíveis danos do processo, por exemplo, durante um processo de limpeza com substâncias agressivas. Ao mesmo tempo, essa configuração garante uma operação confiável e de longa duração da válvula.

Solução compacta em vez de componentes individuais

As soluções de bloqueio descritas aqui podem, em princípio, ser construídas a partir de componentes individuais. No entanto, elas seriam relativamente grandes, o que afetaria a estabilidade do conjunto de medição. Devido às inúmeras peças e conexões, também haveria um risco maior de vazamento.

As soluções de válvula em um corpo compacto eliminam as desvantagens acima. Para aplicações sem risco, no entanto, é aconselhável usar válvulas padrão (por exemplo, modelos WIKA IV10, IV20 e BV). Em caso de meio crítico, monoblocos com configuração de duplo bloqueio e dreno são claramente a primeira opção.

Válvulas WIKA

A WIKA possui um amplo portfólio de modelos DBB para diversas aplicações (da esquerda para a direita): modelo IBM, modelo IBF (com conexão flangeada), modelo IBS (para amostragem) e modelo IBJ (para processos de injeção), bem como o modelo monoflange IVM. O acabamento de alta qualidade de todas as peças da válvula permite uma operação suave e precisa, mesmo em altas pressões e após longos períodos sem uso.

 

Observação
Para mais informações sobre válvulas de instrumentação monobloco com duplo bloqueio e dreno, visite o site da WIKA. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Leia também nossos artigos
Que papel as válvulas desempenham na segurança das plantas?
Evite emissões fugitivas por meio de prevenção
Combinação de instrumento de medição de pressão com acessórios – Montagem integrada ao invés de instrumentos isolados


Deixe uma resposta