Os selos diafragma são aplicados para separar e proteger um instrumento de medição do meio de processo e ao mesmo tempo transmitir com precisão, através de um líquido, as variações de pressão no processo para o elemento sensor do instrumento, informando a variável pressão para os controladores e técnicos de uma planta industrial.

Essa transferência de pressão do processo para o elemento sensor do instrumento é possibilitada por um diafragma de metal, usualmente chamado de membrana. Esse diafragma com características elásticas bem particulares possui espessuras entre 0,05 e 0,2mm, e diversos diâmetros. Eles são soldados nos corpos ou flanges de aço inoxidável e o sistema é vedado e preenchido com líquidos específicos para cada aplicação. Qualquer pressão aplicada sobre o diafragma é hidraulicamente transmitida para o elemento sensor do instrumento.

A WIKA do Brasil, adicionou a sua linha de materiais para selos diafragma, a liga Duplex e a patente WIKAramic®. Os materiais especiais possuem ótimas características mecânicas que transmitem maior resistência e segurança na produção de celulose e papel.

Duplex :

A liga Duplex é um tipo de aço inoxidável composto pela combinação de dois tipos de microestruturas: Ferrítica e Austenítica. Sua principal característica é a excelente resistência à corrosão em meios agressivos e ao stress inter-cristalino devido a sua habilidade em se passivar (permanecer no seu estado passivo em diversos meios aos quais é submetido). Essa característica é alcançada a partir do refino de grão obtido pela estrutura austenítica-ferrítica e ao endurecimento por solução sólida. Estes aços apresentam resistência mecânica superior aos aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos normais.

Nas plantas de papel e celulose sua aplicação, traz resultados excelentes no processo produtivo dos chamados digestores, quando no centro destes até a parte inferior realiza-se uma operação de lavagem a fim de se retirar a solução residual: o licor preto fraco (licor branco forte usado no cozimento combinado com a lignina dissociada da madeira), que é utilizado como combustível na caldeira de recuperação.

Outras aplicações para o Duplex são nas plantas de sulfito e sulfato e nos sistemas de branqueamento que visa melhorar as características da celulose industrial (alvura, limpeza, etc.).

Diferentes designações para o Duplex 2205 :

Composição Química típica:

C

£ %

Si

£ %

Mn

£ %

P

£%

S

£%

Cr

%

Mo

%

Ni

%

N

%

0.03

1.0

2.0

0.035

0.015

21.0-23.0

2.5-3.5

4.5-6.5

0.10-0.22

WIKAramic®:

 

Selo diafragma, modelo 990.23

Selo diafragma, modelo 990.23

Os selos diafragmas com revestimento cerâmico foram desenvolvidos pela WIKA entre 2003 e 2004 e lançados para as aplicações em toda a linha de selos em 2005. A grande vantagem do WIKAramic® é sua resistência em meios abrasivos, uma característica comum no processo de fabricação do papel e celulose ou ainda no desfibramento do papel recuperado a partir da reciclagem, onde poeiras, areia, tintas das impressoras, grampos de papel podem destruir os diafragmas.

A tecnologia do WIKAramic®, ainda tem muitas vantagens quando comparado com outras opções no combate à abrasão como por exemplo o sensor cerâmico e o selo com a placa de proteção do diafragma.

Manômetro com selo diafragma

Manômetro com selo diafragma

O princípio construtivo desta tecnologia é alcançado quando se deposita o WIKAramic® em cima do diafragma tradicional de aço inoxidável 316L. Este revestimento é feito em processo de alta temperatura e vácuo desenvolvido e registrado pela WIKA em sua sede na Alemanha.

Nota
Para obter ajuda na decisão de qual selo diafragma é adequado para sua aplicação específica, entre em contato com os especialistas em medição de pressão da WIKA .


Deixe uma resposta