O I²C (Inter-Integrated Circuit) foi projetado para comunicação em distâncias curtas entre placas de circuito impresso e é um simples barramento de dados serial de 8 bits. Entretanto, não são apenas sensores de pressão montados em PCB que usam o sinal I²C para transferência de dados, mas também sensores de pressão remotos.
Sensores remotos geralmente têm a vantagem de serem menos sensíveis a meios contaminados ou agressivos e serem capazes de medir diretamente no meio de processo. No caso de sensores montados diretamente na placa de circuito, o elemento sensor é, em muitos casos, exposto diretamente ao meio. Com sensores remotos, o aço ou a cerâmica geralmente servem como superfície de contato.
O barramento I²C, ao lado das duas linhas de suprimento, requer apenas duas linhas adicionais:
- SCL (serial clock line)
- SDA (serial data line)
Possibilidades adicionais por meio do I²C
O barramento I²C é um padrão bem conhecido em eletrônica, oferecendo possibilidades adicionais de comunicação com um sensor de pressão do que com um sinal analógico:
- No protocolo de dados, além do valor de pressão, um valor de temperatura e informações de diagnóstico (por exemplo, um teste de integridade da transferência de dados) podem ser transmitidos através de um byte de status.
- Vários sensores de pressão podem ser conectados a uma linha de barramento como “escravos” para a eletrônica do cliente que funciona como um “mestre”.
- No lado do usuário, em contraste com o uso de sensores de pressão com sinais analógicos, a conversão analógico-digital do valor de pressão para processamento de sinal é desnecessária, pois o valor de pressão já está presente na forma digital. Isso contribui para um processamento de sinal mais rápido e fácil.
- A eletrônica para comunicação pode ser construída com componentes padrão prontamente disponíveis no mercado.
- Frequentemente, os sensores de pressão de sinal I²C também são otimizados para consumir menos energia, tornando-os ideais para aplicações alimentadas por bateria. No portfólio da WIKA, por exemplo, isso se aplica ao módulo de sensor de pressão MPR-1.
Condições de contorno com o uso de I²C
Como o I²C não é um Fieldbus, não são recomendados comprimentos de fio longos. O comprimento máximo do fio depende, em detalhes, do ambiente operacional e das influências correspondentes. A comunicação I²C é melhor usada em projetos em que o sensor de pressão ou o módulo sensor de pressão é integrado ao produto do usuário final e, portanto, protegido contra influências externas. Também deve ser notado que com qualquer sinal processado digitalmente, o tempo de resposta devido à amostragem em tempo discreto será um pouco mais lento do que para um sinal contínuo analógico.
Nota
Sua pessoa de contato terá prazer em ajudá-lo com dúvidas sobre interfaces digitais.