Em muitas aplicações envolvendo sensores de pressão, ocorre uma força de impacto de curta e alta duração – isso é chamado de choque. A resistência ao choque define até que nível de aceleração o instrumento pode suportar a força de impacto sem sofrer qualquer tipo de dano.

A força que atua durante o choque é especificada como um múltiplo da aceleração devido à gravidade [g = 9,81 m/s²]. Além disso, a duração do impacto também deve ser considerada. Uma força de 3 g ocorrerá, por exemplo, em uma aterrissagem de paraquedas, enquanto 25 g atuarão sobre um motorista de carro que colidir com uma parede sólida a 80 km / h, com uma zona frenagem de 1 m. Uma força de 100 g ocorrerá quando um objeto cair de uma altura de um metro atingindo o solo e desacelerando dentro de um espaço de um milímetro.

Quanto mais dura for a superfície, maior será a força de impacto. Os transmissores de pressão disponíveis comercialmente oferecem uma resistência ao choque de aprox. 100 a 500 g em até 10 ms.

Choque de meio-seno

Choque de meio-seno

Os testes de choque são realizados de acordo com a norma IEC 60068-27. Você efetivamente distingue entre 3 tipos diferentes de choque. O choque meio seno, o choque dente-de-serra e o choque trapezoidal. Neste ponto, nos restringiremos ao choque do meio-seno, porque este é o mais amplamente utilizado.

O choque semi-sinusoidal replica o choque que ocorre com a iniciação e frenagem dos componentes oscilantes. A figura ilustra a curva de aceleração. Os fabricantes de transmissores de pressão consideram uma variedade de medidas para garantir a resistência ao choque necessária para qualquer aplicação em particular. Algumas dessas medidas são descritas em mais detalhes abaixo.


  • Os invólucros são projetados para terem o formato mais plano possível, a fim de evitar o alto torque de alavanca. Além disso, as caixas de aço inoxidável são geralmente mais robustas do que as de plástico e podem suportar melhor as cargas mecânicas. Uma desvantagem é que o transmissor de pressão é mais pesado e, portanto, a carga aplicada nas conexões e juntas aumenta.
  • No interior, os componentes eletrônicos são protegidos por envasamento. Este encapsulamento elástico fornece uma oposição contra as forças exercidas pelo choque nas placas de circuito e também impede que elas causem impacto no próprio invólucro.
  • Para as conexões elétricas, é mais seguro usar contatos de crimpagem em vez de juntas soldadas. A maior desvantagem das juntas soldadas é que o cabo soldado pode quebrar na transição entre a parte estanhada dos fios do cabo e a parte flexível. É lá que, a maior carga ocorre com altas vibrações e choques. Com a crimpagem a carga é distribuída melhor e o cabo não se rompe. No entanto, um crimp é mais caro e tecnicamente mais complexo de se implementar.


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