Sinais de saída analógicos dos transmissores de pressão: 4 - 20 mA

Na automação industrial e especialmente em sensores de pressão, o sinal de corrente de 4 – 20 mA é o mais utilizado para transmissão de valores. O amplo uso deste sinal deve-se ao seu fácil manuseio e especialmente sua resistência contra interferências.

O sinal de corrente possui maior imunidade contra interferência eletromagnética do que um sinal de tensão devido ao fato de que interferências eletromagnéticas são alimentadas em linhas como sinais de tensão e resultam em poucas alterações de corrente, na resistência de entrada do receptor. O sinal 4 – 20 mA é utilizado em várias aplicações na transmissão de valores como temperatura e pressão. Por exemplo, a faixa de 0 … 10 bar de um transmissor de pressão em um processo de produção é convertida pelos circuitos eletrônicos do instrumento em um sinal de corrente de 4 – 20 mA.

Os sinais de 4 – 20 mA dois fios são preferidos em relação aos com três fios devido a sua economia em fiação e fácil detecção de erros. Nesta versão, um rompimento no cabo é detectado pelo valor de corrente que cai para 3,8 mA e um curto-circuito pelo valor de corrente acima de 20,5 mA (conforme NAMUR NE 43). O 4 – 20 mA três fios ainda é utilizado, mas somente em instrumentos que demandam alta energia de alimentação.



8 respostas para
  1. José Alzimar

    Tenho muita curiosidade em entender o sinal de 4a 20mA.

  2. Gustavo

    Um transmissor com saída de corrente (4 a 20mA) e range de 10 a 80ºC está fornecendo na saída uma corrente de 11mA. Qual é o valor de temperatura medida?
    me ajude nessa questão, favor enviar no e-mail.

  3. Alex

    Bom dia , como posso identificar os polos de um transmissor (4 a 20mA) caso não possua nenhuma especificação ou data sheet do produto? se puder ajudar desde ja obrigado

    • Thaís Mota

      Bom dia!

      Primeiramente é necessário avaliar se o transmissor opera a 2 ou 3-fios.
      A grande maioria opera em 4…20 mA é conectado a 2-fios.
      As polaridades normalmente vem estampadas na etiqueta do produto, nos terminais na caixa ou no manual.

      A ligação a 2-fios é bastante simples, bastando energizar um dos contatos (+) e retornar com o sinal no outro contato (-) fechando o circuito de corrente.
      Caso o instrumento não opere , basta inverter essa a ligação.*
      ** Obs: deve ser verificado antes se o instrumento suporta inversão de polaridade.

  4. ednaldobsu25@hotmail.com

    Se numa dada aplicação tiver disponível um transmissor com saída 4-20mA e o sistema de medição tiver somente entradas em 1-5V, a aplicação seria possível?

    • Thaís Mota

      Boa tarde Ednaldo;

      Sim, é possível a leitura do sinal através de um circuito eletrônico na entrada que converterá o sinal.
      Entretanto, deve-se tomar certo cuidado para o erro total na saída desse circuito.

      A WIKA fabrica transmissores com diversas opções de sinal dentro dos padrões industriais.

      Caso precise de mais informações entre em contato conosco pelo telefone 15 3459-9700. Permanecemos à disposição.


Deixe uma resposta