Pressure sensor with diagnostic function and IO-Link

O instrumento de medição ainda está funcionando como deveria? Sensores de pressão com função de diagnóstico integrada e IO-Link fornecem informações sobre seu status de forma imediata. Para ilustrar em detalhes, usaremos como exemplo o sensor modelo A-1200 da WIKA.

O A-1200 foi projetado para uso em aplicações industriais, especialmente para medição de pressão em máquinas inteligentes. Possui IO-Link para troca de dados bidirecional. Por meio deste canal, o instrumento comunica as informações de sua função de diagnóstico ao dispositivo mestre, que as mapeia para nível de controle.

Exibição clara

Com o sensor de pressão A-1200 que possui função de diagnóstico e IO-Link, o usuário pode obter informações sobre o status do instrumento de medição em um piscar de olhos. O formato de exibição depende do respectivo dispositivo mestre.

Neste exemplo, o status do sensor é exibido em forma de tabela. Os usuários podem ver, de forma imediata e clara, se há um defeito ou discrepância no instrumento. A função de diagnóstico fornece uma visão geral do status com base nos seguintes parâmetros:

  • Sensor is faulty [Sensor com defeito]
  • Overpressure [Sobrepressão]
  • Underpressure [Subpressão]
  • Overtemperature [Temperatura excessiva]
  • Undertemperature [Baixa temperatura]

Indicação de mudanças no processo

Se a função de diagnóstico indicar sobrepressão ou subpressão, significa que o instrumento de medição está operando fora de suas especificações. O A-1200 é um produto extremamente robusto capaz de suportar a sobrepressão, mesmo por um longo período. Uma mensagem de erro via IO-Link não precisa necessariamente estar relacionada a um defeito do sensor. Em vez disso, também indica ao usuário uma possível mudança nas condições do processo. Caso contrário, isso só seria percebido no caso de uma falha real do sensor.

Temperatura na eletrônica do sensor

Os dados de temperatura referem-se a medições nos componentes eletrônicos do sensor. Desvios da especificação podem ser causados, por exemplo, por um aumento na temperatura ambiente. Isso, por sua vez, pode ter efeitos negativos na detecção correta da pressão do processo ou na vida útil do instrumento. Portanto, o usuário é avisado em tempo hábil sobre as consequências graves para o processo e para o sensor.

Outras informações

Além da descrição do status, o A-1200 registra outras informações que são lidas via IO-Link. Entre outras coisas, ele registra os valores mínimo e máximo de pressão e temperatura desde o comissionamento do sensor. Em caso de sobrecarga, os usuários podem rastrear sua duração. O instrumento também possui um cronômetro para contar as horas de operação e exibe a temperatura medida dos componentes eletrônicos. As gravações são contínuas. Se uma reinicialização do instrumento for necessária, todos os parâmetros serão substituídos (regravados) após a reinicialização.

Observação:
Para obter mais informações sobre o modelo A-1200 com função de diagnóstico e IO-Link, visite o site da WIKA. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Leia também nosso artigo
Como funciona o IO-Link?

Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre o sensor de pressão WIKA modelo A-1200:


Deixe uma resposta